BLOG

Trabalho remoto: dicas para manter o espírito de equipes.

WhatsApp Image 2021-11-03 at 13.59.22 (2)

O trabalho remoto pode acontecer de duas formas, em sua própria casa —  conhecido também como home office —  ou estar inserido em um ambiente de coworking.

E entrando nesse assunto de trabalho remoto, vamos apresentar dicas bem importantes que irão ajudar a sua equipe a manter a motivação e produtividade no dia a dia. Vamos lá? Boa leitura!

5 dicas para aplicar em sua empresa  para manter o espírito de equipe

O trabalho remoto tem tomado conta do mundo dos negócios e, não tem como negar que o espírito de equipe acaba se perdendo ao longo do tempo quando passamos muito tempo isolados.

Para quem trabalha de casa, sabemos dos desafios diários que esses profissionais enfrentam para manter o foco, ter mais produtividade e até mesmo ter ânimo para efetuar as atividades rotineiras de trabalho.

Outro fator é que o trabalho remoto iniciou de maneira repentina, não havendo tempo de preparo ou organização para que isso acontecesse. Desse modo, a falta de convivência entre as pessoas vem sendo observada como um grande obstáculo para o desenvolvimento do espírito de equipes dos que trabalham remotamente. 

Entretanto, os coworking estão aí para isso, para ajudar empresas e colaboradores a tornar a jornada de trabalho mais interessante e motivadora.

Com a organização diversificada de funcionários, o gerenciamento eficaz de talentos para criar uma força de trabalho unificada e que atenda a uma empresa a partir de locais dispersos, pode ser um desafio para os gestores de negócios.

E pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que irão ajudar sua empresa a lidar com a motivação da sua equipe.

  1. Torne as interações sociais um hábito para sua equipe

Ter um propósito e ser consistente nas ações do cotidiano são as palavras-chave para ter sucesso com as atividades do trabalho remoto da sua equipe.

Mas o que isso quer dizer? Que é importante participar de qualquer reunião com a intenção de ser social e se interessar pelos membros do seu time. Ser participativo e ativo na hora de colocar suas ideias é essencial para se destacar e manter o espírito de equipe.

      2. Ofereça como opção para seus funcionários o coworking

O trabalho remoto pode se tornar algo cansativo e monótono —  quando se é exercido em casa —, fazendo com que as equipes se sintam desmotivadas e sem interesse em trabalhar ali.

Com a mudança drástica devido a pandemia para a realocação dos funcionários, o coworking veio para salvar o espírito de equipe e incentivar de diversas pessoas.

Mesmo aqueles que são autônomos e não trabalham em uma empresa fixa propriamente dia, sentem falta de se conectar com outras pessoas e ter ainda mais impulso para dedicar-se às suas funções.

Neste conteúdo, você pode ver como um coworking auxilia na produtividade e faz com que você mantenha um fluxo de ideias ainda mais ativo, conexões com outras pessoas mais frequente e gerenciamento de tempo adequado.

     3. Transforme os eventos que antes eram presenciais, em eventos virtuais

A pandemia mostrou a todos nós a nossa capacidade de adaptação, não é mesmo? Muitas empresas não faziam ideia de como mudariam seus hábitos e o modo de ver as coisas, como por exemplo, enxergar suas equipes trabalhando remotamente. 

O mais interessante é que essas empresas conseguiram entender como é possível ser produtivo e vantajoso mesmo não estando presencialmente na empresa.

Isso também está relacionado a eventos que antes eram presenciais e passaram a ser virtuais. Reuniões de alinhamento, happy hour, festinhas e entre outros, estão na lista quando o assunto é se reunir.

Pode parecer estranho, mas há como se divertir e se adaptar virtualmente se cada um fizer sua parte e ter espírito de equipe para enxergar as coisas com outros olhos.

Essas ações garantem que os colaboradores estejam mais contentes e engajados com o propósito da organização. 

       4. Capacite sua equipe

O trabalho remoto exige que as equipes reconheçam suas funções, fazendo com que elas possam ajudar a tomar decisões independentes e competentes, sendo uma forma de capacitação.

A própria essência do trabalho remoto é a falta de supervisão excessiva da administração que permite a independência e motiva as equipes.

Para tirar proveito disso, comunique as tarefas com clareza e confie que suas equipes entendam o que é exigido delas com o mínimo de supervisão.

Transmitir algum nível de tomada de decisão para seus colaboradores, especialmente em questões relacionadas a tarefas importantes, faz com que elas se sintam valorizadas e confiáveis, resgatando o espírito de equipe no trabalho remoto.

     5. Avaliar o desempenho dos times de forma regular

A avaliação de desempenho muitas vezes é vista como uma forma de “microgerenciamento sob pressão”, porém, é dali que vem os reconhecimentos de esforços e orientações para cada time (e convenhamos que todos gostam de ser elogiados e reconhecidos, certo?).

Essas avaliações regulares de desempenho, especialmente no nível individual, confirmam que você valoriza sua contribuição e se preocupa com seu crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

Correções e sugestões sutis são uma ótima maneira de aumentar a confiança de sua equipe e, ao mesmo tempo, conceder-lhes independência.

Contudo, podemos notar que o coworking sempre esteve presente na rotina de muitos empreendedores e autônomos, mas com a pandemia, ela se tornou ainda mais vista e essencial.

E você, também pretende melhorar ainda mais o espírito de equipe do seu negócio? Então aplique essas dicas, continue por dentro de conteúdos como este em nosso blog e veja sua empresa prosperar ainda mais. 

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM