COWORKING

Coworking

Como funciona esse novo formato de ambientes de trabalho?

O Coworking vem ganhando popularidade, mas muitas pessoas ainda possuem dúvida sobre o que é exatamente esse espaço tão utilizado por tantos empreendedores.

Espaço em Coworking

Coworking não é apenas um espaço para se trabalhar, é um movimento praticado por muitas pessoas que buscam experiências diferentes.

Encontre um Coworking na sua cidade!

Buscando por um Coworking em sua cidade? A Ancev conta com mais de 120 parceiros. Conheça os nossos Espaços Associados e encontre um perto de você!

O que é um espaço coworking?

A definição de coworking é quando pessoas se reúnem em um espaço neutro para trabalhar de forma independente em projetos diferentes, ou em grupos nos mesmos projetos.

É diferente de um espaço de trabalho de escritório normal, porque as pessoas que estão em um ambiente de coworking geralmente não trabalham para a mesma empresa, e sim para diversas empresas de forma autônoma, ou até mesmo CLT, só que home office, e dessa forma, buscam trabalhar em ambientes diferentes, fugindo um pouco da rotina.

Os espaços de coworking oferecem as mesmas comodidades que você encontraria em um escritório tradicional, até mais na verdade. O diferencial desse movimento, que além de ser um ambiente de trabalho totalmente dinâmico e mais diverso, ele também possui flexibilidade, visto que você não necessita assinar nenhum tipo de contrato de agendamento de longo prazo, você pode trabalhar quando quiser.

Nos espaços de coworking você sempre encontrará um ambiente limpo, organizado, com sinal de WiFi de qualidade, salas de conferências e salas de café e lanches. Outros diferenciais irá variar muito de um lugar para outro, mas sempre com vantagens muito valiosas para você poder trabalhar com conforto e comodidade.

Contudo, uma definição clara do que significa o coworking, é a situação em que vários funcionários de diferentes empresas compartilham um espaço de escritório, usufruem de salas privativas, permitindo economia de custos e conveniência por meio do uso de infraestrutura comum, como equipamentos, utilidades e serviços de recepcionista e segurança.

Como um Coworking funciona?

Existem três fatores principais nesses espaços de coworking, que são a geração de demanda, relevância e otimização de espaço, que se completam uma com a outra para preencher escritórios com potencial criativo e bem aproveitados. Confira abaixo o que significa cada um deles.

como-funciona-o-coworking-1

Geração de demanda

Os espaços de coworking se desenvolvem quando são combinados há um conhecimento prático de sua associação, juntamente com preços competitivos, e a sua capacidade de oferecer o necessário para todas as pessoas, o que acaba gerando demanda e competitividade de mercado.

Relevância

Infraestrutura moderna em cores, decoração, móveis, e equipamentos de qualidade e modernos, que possam suprir as demandas de quem for usufruir do espaço no dia a dia. A manutenção da relevância é contínua, pois precisa ser melhorada constantemente. Os layouts de coworking são flexíveis, prestando-se a atualizações eficientes.

Otimização de Espaço

Inteligência para a melhor utilização dos espaços, sem sacrificar a segurança, conforto e privacidade. Isso é feito aprimorando a estrutura da construção para maximizar o número de membros que usam o espaço e melhorar cada vez mais a experiência de quem aproveita daquele local de trabalho.

Quais as vantagens em estar inserido nos escritórios compartilhados?

Estar inserido em um ecossistema onde há outras pessoas envolvidas com um mesmo propósito, gera motivação, energia e melhora a produtividade. Poder receber seus clientes em um coworking pode provocar também mais comprometimento perante as propostas trabalhadas.  

Existe um senso de comunidade entre as pessoas e as pequenas empresas, pois muitos acabam criando uma amizade, por isso é incrível como a comunidade vai muito além para ajudar uns aos outros a ter sucesso. 

Talvez um dos pontos mais interessantes dessas vantagens é, em vez de assinar um contrato de locação de longo prazo, você pode obter acordos mais flexíveis com espaços de coworking.

Isso é ótimo para startups com pequenos orçamentos de bootstrap, e até mesmo freelancers independentes que podem encontrar opções acessíveis de acordo com suas necessidades.

Sabemos que trabalhar em casa é ótimo e tem suas vantagens, não é mesmo? Porém, cair na rotina pode ser um caminho fácil e sem volta. 

Em vista disso, estar perto de outras pessoas é bom para o seu espírito, mantendo-o sempre atento e um excelente estimulante para a criatividade e motivação.

Por último, e não menos importante, o networking. Quando você tem muitas pessoas a sua volta com objetivos em comum — ou até mesmo diferentes — é apenas uma questão de tempo até que você comece a fazer novos contatos e amizades, criando oportunidades que comecem a fluir organicamente.