Blog

Principais tendências para o segmento de coworking em 2023

13 de fevereiro de 2023

Marketing ANCEV

Assine nossa Newsletter

    Assine nossa Newsletter

      Em alguns lugares é comum ver um apartamento dividido por dois colegas.

      Um dos mais famosos sitcoms dos anos 90, Friends retrata muito bem esse compartilhamento, afinal, os personagens principais dividem a moradia, chamados de roommates (colegas de quarto).

      Nos últimos tempos é possível ver esse cenário chegar também ao ambiente de trabalho. Assim como os roommates buscam morar juntos para dividir as despesas e assim ter mais liberdade financeira, as empresas também estão a procura de diminuir os seus gastos.

      A partir de um avanço no mercado e da percepção que dividir o ambiente e todo o espaço de trabalho é uma excelente forma não apenas de economizar, mas de formar novos laços profissionais, a criação de coworkings vem sendo cada vez mais uma tendência.

      No Brasil esse fenômeno está cada vez mais crescente, e é possível verificar vários coworkings em diferentes regiões do país. Você mesmo já deve ter visitado algum espaço e visto que ali havia mais de uma empresa com suas atividades sendo exercidas.

      Mas esse modelo de atuação no mercado vai mesmo para frente? Siga com a gente e descubra quais são as principais tendências do coworking em 2023 e como dar os primeiros passos para também fazer parte dessa experiência.

       

      Como funciona o coworking?

      Ficou claro que o coworking nada mais é que o compartilhamento de um espaço físico, em que duas ou mais empresas, freelancers e até mesmo profissionais liberais podem dividir para exercer as funções do seu trabalho e atividades do dia a dia.

      Com essa divisão, é possível dividir os gastos com o ambiente, tanto de aluguel, água, luz, equipamentos, recepção, salas de reunião, assim como também criar uma rede de conexão, com o convívio com novas pessoas e novas oportunidades profissionais.

      Mas como funciona um coworking? Basicamente, basta procurar um espaço que seja suficiente para acolher as necessidades de cada empreendedor e fazer a contratação. É importante demonstrar o interesse em fazer um coworking e dividir o ambiente.

      Ao verificar se o lugar atende todas as condições colocadas, tanto na acessibilidade do espaço, serviços de internet e suporte, locais para alimentação e descanso, estacionamento, entre outros, é só começar a fazer parte dessa experiência.

      O primeiro passa começa com você dando a chance de dar a sua empresa uma nova oportunidade, proporcionar aos seus colaboradores uma nova forma de trabalho e buscar interagir de diferentes formas no mercado, tanto na sua área como nas outras.

       

      O coworking é uma boa opção para o seu negócio?

      A primeira dúvida de todo empreendedor quando se trata de dividir o espaço é se essa ideia vai valer a pena para o seu negócio. Afinal, ainda que dividir as despesas seja algo muito bom para o financeiro, existe o medo de ser desconfortável e confusa a situação.

      Realmente dividir o mesmo ambiente pode ser algo que gere preocupações. Mas se você souber escolher os parceiros certos e compartilhar o ambiente com empresas que você tem uma boa relação e vão conseguir avançar juntos, tudo ganha um novo sentido.

      Ter medo nessas horas é normal. Porém, quando você percebe que os benefícios do coworking são muito maiores e melhores para a sua gestão corporativa, financeira e empresarial, não tem porque não se jogar nessa nova experiência.

      Principalmente para pequenos negócios, profissionais liberais e outros tipos de colocação, é muito mais promissor investir em coworking e se reunir com um espaço que faça sentido para o seu negócio. Busque empresas da mesma área, una as forças e faça acontecer!

       

      Principais tendências do coworking para 2023

      Em relação às tendências de crescimento do coworking, daqui pra frente é só sucesso! A técnica e a prática já parecem promissoras de cara, mas é importante saber como anda o seu crescimento conforme a atuação do segmento no mercado atual.

      Para se ter uma ideia, o Coworking Space Global Market 2021 mostrou que o coworking está em uma linha de crescimento. Estima-se que até 2025, o faturamento desse segmento vai ultrapassar 13 bilhões de dólares.

      Isso representa um avanço de 12% em relação ao período analisado. Só com essa nota, já é possível perceber como o mercado de coworking é expansivo e como fazer parte desse segmento é uma excelente forma de impulsionar de vez o seu negócio.

      Grandes empresas ganham esse status por investirem em estratégias que vão mudar positivamente todo o rumo e dinâmica do próprio negócio. Seja você um empreendedor iniciante, intermediário ou já avançado, nunca é demais apostar em uma nova proposta.

       

      Faça parte dessa experiência com confiança!

      Agora você já ficou por dentro de todos os benefícios do coworking e como investir nesse segmento é uma excelente forma de dar um novo rumo para o seu negócio e alcançar equilíbrio financeiro, gestacional e ainda compartilhar experiências e relacionamentos.

      Apostar em uma nova ideia e aceitar fazer parte de uma oportunidade totalmente diferente dá aquele frio na barriga. Mas o sucesso só vem se você se arriscar e dar um novo perfil para o seu negócio. 

      Mudar é necessário e se transformar também, mas isso não precisa ser sem segurança. Muito pelo contrário, é preciso ter a ajuda certa e um lugar confiável para pesquisar e se aprofundar no assunto, até fazer parte desse time.

      Por isso, continue as suas pesquisas sobre o assunto. Estude, pergunte, conheça, faça a oportunidade valer a pena. Invista o seu tempo em desenvolver o seu negócio e tenha certeza das vantagens de se tornar um parceiro.

      Compartilhe esse artigo via:

      Outros artigos de blog