Escritórios Flexíveis para Empresas: entenda as vantagens desse novo modelo

Utilizados de acordo com a necessidade das empresas e revolucionando o mercado imobiliário, os escritórios flexíveis para empresas tem se apresentado uma ótima opção para negócios de todos os tamanhos e estágios de crescimento.

O que inicialmente parecia uma alternativa de escritório apenas para freelancers, startups e empreendedores, passou a ser adotado por várias empresas que buscam otimizar suas equipes e expandir seus negócios, fazendo o esquema de: pague apenas o que usar.

Interessante, não é mesmo? Neste material descrevemos para você o que há de vantajoso nesta modalidade de aluguel de espaços e por que tantas empresas estão migrando e utilizando cada vez mais essa estratégia.

 

Afinal, o que são escritórios flexíveis?

Com a cultura do ‘escritório em qualquer lugar’ (do inglês anywhere office) ganhando cada vez mais adeptos a partir da popularização do trabalho remoto, escritórios flexíveis passam a ser, provavelmente, a principal alternativa para empresas frente a esta modalidade que não para de crescer.

O anywhere office basicamente permite com que a pessoa exerça sua função de qualquer lugar, desde lugares públicos como bibliotecas e praças, até locais privados, como cafeterias.

Acontece que, em certas ocasiões, estes ambientes não são compatíveis com a necessidade, e um ambiente mais formal pode ser necessário (como reuniões de conselho, alinhamentos de contrato com clientes etc). Nestes momentos, os escritórios tradicionais e coworkings são geralmente mais requisitados.

Como já se percebeu, nem o trabalho totalmente home office ou mesmo trabalhar integralmente em escritório são alternativas sustentáveis para empresas e colaboradores. Escritórios flexíveis trazem uma solução viável para crescimento do seu negócio, também conhecido como formato híbrido de trabalho.

Escritórios flexíveis, que também podemos chamar de salas flexíveis, é um termo amplo para se referir a espaços que são utilizados de acordo com a demanda. Embora apresentem a semelhança física de um escritório empresarial convencional, os escritórios flexíveis  são mais vantajosos em termos de custos, acessibilidade e dinamismo.

Isto inclui a possibilidade de aumentar o diminuir o espaço alugado, a variedade de horários para trabalho, de interação com outras empresas e negócios e muito mais.

 

Onde encontrar

Escritórios flexíveis hoje em dia já são mais fáceis de serem acessados, e o principal lugar é no ambiente de coworking. Além de proporcionar toda a infraestrutura de suporte para sua empresa, os coworkings fornecem salas privativas que podem ser alugadas de acordo com a sua necessidade, permitindo a prática do escritório flexível.

Além disso, estando inserido em um coworking, você tem acesso às salas de reunião, não precisa se preocupar com a gestão do escritório e tem todas as amenidades que só um coworking pode proporcionar.

 

Como funciona o uso desses espaços?

Tão simples quanto possa parecer! Como coworkings já funcionam neste modelo, salas flexíveis são fáceis de alugar e já usar. Veja:

 

  • Procure um coworking ou escritório colaborativo;
  • Avalie a estrutura e se ela é compatível com a sua necessidade;
  • Assine um plano de uso (alguns planos podem ser do tipo ‘pague apenas pelo o que usar’ ou mesmo planos mensais);
  • Aproveite de todas as possibilidades que o escritório flexível pode fornecer ao seu negócio.

 

Devo utilizar escritórios flexíveis para minha empresa?

Para se ter uma ideia, um estudo realizado em 2019 — antes mesmo da pandemia — já mostrava que uma grande parcela das empresas estava adotando os espaços flexíveis de trabalho para melhorar o desempenho das pessoas e das empresas.

Uma vez que a ideia de deslocamento de grandes distâncias apenas para sentar-se em um ambiente de escritório para fazer algo que você poderia fazer em qualquer outro lugar, passou a ser visto como dispensável e obsoleto, os escritórios flexíveis são uma das melhores opções para sua empresa, pode apostar.

Isto porque você tem acesso a diversas vantagens que aumentam tanto a satisfação e produtividade dos seus colaboradores como melhora o desempenho do seu negócio e a visibilidade dele ao adotar modelos alternativos de trabalho.

 

Vantagens dos escritórios flexíveis para empresas

Não é à toa que o modelo de escritório flexível vem se popularizando e atingindo cada vez mais negócios. Veja alguns benefícios:

 

  • Adaptável para qualquer negócio: está idealizando um novo projeto? Possui apenas alguns colaboradores ou é uma grande corporação? Não importa! Escritórios flexíveis estão aí para atender qualquer tipo e tamanho de negócio;
  • Economia: ao adotar o modelo flexível, rapidamente sua empresa passar a economizar, uma vez que as salas são alugadas de acordo com a sua necessidade, não dando margem para ter manter grandes escritórios para um número provável de colaboradores;
  • Quebra de barreiras: aqui você desconstrói o modelo tradicional de trabalho em local fixo e recria métodos e rotinas de trabalho. O que antes era monótono e repetitivo passa a ser dinâmico e criativo, por trazer flexibilidade ao local e horários de trabalho;
  • Agilidade: além de serem fáceis de alugar, os ambientes de escritório flexíveis já são estruturados para adequar-se ao tamanho que sua empresa precisa rapidamente. Você pode migrar de uma mesa compartilhada para uma sala privada com vários lugares e retornar para um único;
  • Visibilidade: por fazer uso de um espaço colaborativo, sua empresa acaba sendo colocada na visão de diversos outros negócios;
  • Atualização: sua empresa passa a estar adequada aos novos modelos de trabalho, que ganham cada vez mais adeptos, permitindo acessar cada vez mais profissionais e equilibrando a balança de oportunidades entre seus colaboradores.

 

Como é possível perceber, o modelo de escritório flexível é mais do que um novo modelo de trabalho, mas sim, uma alternativa economicamente viável e de desenvolvimento saudável para seu negócio, com cada vez mais facilidade de acesso.

 

Gostou de saber mais sobre escritórios flexíveis para empresas? Que tal conferir agora sobre como um escritório virtual pode ajudar autônomos que trabalham em casa?

Compartilhar

Veja Também

ASSINATURA DO CONVÊNIO ANCEV E CAASP

Parceria busca formalizar uma grade de benefícios aos advogados que utilizarem os serviços de nossos associados. Este mês ocorreu a assinatura do convênio entre ANCEV e CAASP –

Leia mais