BLOG

Entenda o que é um endereço fiscal e sua importância

WhatsApp Image 2021-11-03 at 13.59.22

Toda empresa precisa de um endereço fiscal para registrar o seu CNPJ, isso é fato. Contudo, esse dado é necessário em qualquer processo de abertura de empresas. 

Pensando nisso, resolvemos explicar no conteúdo de hoje o que é um endereço fiscal e qual a principal importância em ter um, acompanhe!

O que é o Endereço Fiscal

Endereço fiscal — ou domicílio fiscal — é o local estabelecido como referência para objetivos tributários quando uma empresa é aberta. Existe uma lei que define a obrigação em registrar um local físico, logo, esse lugar pode ser tanto um ambiente comercial, escritório onde sua empresa irá realizar as atividades ou apenas um endereço fiscal — onde você irá receber suas correspondências e afins.

A verdade é que todas as empresas precisam de um endereço jurídico para provar que existem, porém, os microempreendedores não precisam necessariamente possuir um espaço físico para trabalhar e, muito menos, usar do seu próprio endereço residencial para isso, até porque, se relaciona como falta de profissionalismo.

Mas claro que tudo irá depender de qual tipo de função e serviço que o empreendedor irá executar, um exemplo, é um jornalista autônomo que trabalha como redator, ele poderá usar seu endereço residencial se quiser sem problema algum.

Entretanto, você deve estar se perguntando: qual é a maneira mais simples de conseguir um endereço fiscal? A resposta é através de um coworking. 

Isso porque usar um ambiente coworking oferece diversos benefícios que, entre eles, estão toda essa estrutura de endereço fiscal do qual você não irá precisar se preocupar, como as burocracias de aluguéis e todo o orçamento que você não pode estar gastando, seja ele por economia ou porque não tem como arcar com um gasto assim no momento.

Registrar sua empresa em um e coworking fará com que você trabalhe de maneira remota nesse ambiente ou até mesmo em casa, sem a obrigação de ter que comprar ou alugar algo fixo para trabalhar.

Ou seja, o coworking fica totalmente responsável pelas correspondências ou encomendas que chegar e oferece todo o suporte necessário que você possa precisar eventualmente.

Agora que você já sabe o que é, vamos entender qual a principal importância e seus benefícios?

Principais benefícios de um endereço fiscal 

Entender a importância de um endereço fiscal é crucial para você definir o que é melhor para o seu negócio, por isso, vamos apresentar alguns benefícios:

Segurança

Quando abrimos uma empresa, as informações logo se tornam públicas e de fácil acesso pelo site da Receita Federal, como por exemplo, o CNPJ, nome do empreendedor (ou sócios, se tiver) endereço, telefone e entre outros. 

Pensando por esse lado, imagine se as informações contidas na abertura da empresa fossem a sua casa. Pode parecer algo insignificante de começo, porém, tornando-se público, já não é mais algo seguro e nem mesmo profissional.

Por esse motivo, poder contar com um coworking para oferecer o serviço de endereço fiscal é tão importante, pois ele facilita sua rotina e ainda deixa os seus dados mais seguros.

Formalização

Optando por um endereço fiscal, sua empresa fica formalizada e oficialmente tem seu empreendimento aberto. Além disso, também permite começar a arrecadação de contribuição ao INSS, conquista dos alvarás, assim como todo o cadastro da empresa em si.

Não é necessário possuir um endereço físico seu

E por fim, uma vantagem muito importante, é que você consegue um endereço fiscal sem precisar ter um espaço físico próprio, como já comentamos logo no início deste conteúdo. Em tempos de pandemia, poder usufruir desse serviço disponibilizado pelo coworking se tornou ainda mais essencial.

Convidamos você a conferir um de nossos conteúdos falando sobre Coworking e Escritório Virtual, para acessar, clique aqui.

Diferença entre Endereço fiscal e Endereço comercial 

De forma resumida, o serviço de endereço comercial é mais indicado para empresas que já estão registradas e que desejam expandir seus negócios para outras cidades ou até mesmo países. 

Por outro lado, o endereço fiscal é voltado para quem quer abrir uma empresa e não tem opção de endereço para registrá-la, usando assim, um coworking para executar suas atividades e ter seu endereço registrado de forma formal e segura.

Gostou deste conteúdo? Então continue por dentro de mais materiais como este em nosso blog.

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM