Gestão de Equipes Para Coworkings Com + de 10 Funcionários

Desafios Comuns na Delegação em Coworkings

Um desafio significativo enfrentado pelos gestores de coworkings é a dificuldade em se desvincular das operações diárias para focar em aspectos mais estratégicos do negócio. À medida que esses espaços crescem, a gestão se depara com diversas demandas, desde manutenção até detalhes contratuais e comerciais. Muitas vezes, os gestores ficam tão imersos nas tarefas operacionais que não encontram tempo para análises aprofundadas, planejamento futuro ou participação em eventos que possibilitam conexões valiosas.

Os proprietários, por sua vez, hesitam em delegar tarefas, principalmente devido à percepção de que executar uma tarefa é mais rápido a curto prazo do que explicá-la a outra pessoa. Há também a preocupação de que ninguém desempenhará a função com a mesma eficiência, dada a experiência acumulada e a complexidade envolvida. Essa resistência pode originar-se de diferentes perspectivas de gestores, alguns mais controladores, outros receosos de sobrecarregar a equipe já ocupada.

 

Vantagens Estratégicas da Delegação

As vantagens de delegar são vastas e impactam diretamente no crescimento sustentável do coworking. Liberar tempo permite uma visão mais abrangente do negócio, possibilitando análises de dados, planos de expansão e participação em eventos cruciais para a construção de conexões.

Além disso, a capacidade do negócio não depender exclusivamente da presença constante do gestor é uma consequência valiosa da delegação eficiente. Não estar atrelado a uma presença constante é crucial para a resiliência operacional, permitindo ao gestor ausentar-se em situações como doenças ou viagens.

 

Experiência Prática: Gestão de Coworking no XYZ

O XYZ Coworking, desde sua fundação em 2006, enfrentou desafios similares. Inicialmente operando com um pequeno time, o crescimento do negócio exigiu a implementação de uma equipe de 15 pessoas em diversas funções. O gestor compartilha sua experiência e aprendizado com a adoção do livro “Pipeline da Liderança” de Ram Charan, que delineia seis passagens de liderança, desde gerenciar a si mesmo até alcançar um papel corporativo.

A primeira passagem, cuidar de si mesmo para cuidar dos outros, é particularmente relevante em ambientes de coworking, onde cada membro da equipe lida com responsabilidades específicas. Conforme um membro é promovido a gestor, a transição de pensar em sua própria execução para apoiar e orientar a equipe é um desafio considerável. O conceito de “Liderança Servidora” também é integrado, enfatizando que um líder serve, apoia e ajuda a equipe.

 

Importância dos Processos Definidos

A definição clara dos valores da empresa e a criação de processos bem estabelecidos são fundamentais para superar as complexidades associadas à delegação. Em um esforço contínuo para aprimorar a eficácia, o XYZ Coworking trabalha com consultores e mantém uma parceria com o Sebrae para detalhar todos os processos, desde TI até atendimento e financeiro. A implementação desses processos não apenas facilita a delegação, mas também mantém a consistência operacional, especialmente em transições de pessoal.

 

Experiências de Outros Gestores

Os relatos de Sabrina, gestora de atendimento, e Piero, gerente de comunidade, destacam a importância do livro “Pipeline da Liderança” em desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo, aprimorar habilidades pessoais e manter um alinhamento com os valores profissionais. A leitura do livro tem sido uma ferramenta eficaz para enfrentar os desafios específicos associados à transição de uma operação para uma função de gestão.

 

Conectar Pessoas e Construir uma Comunidade Forte

Com mais de 90 salas e 2.400 m², o XYZ Coworking, fundado em 2006, cresceu para se tornar um espaço acolhedor com uma ênfase especial na construção de comunidades. Conectar pessoas e facilitar colaborações são prioridades, refletidas não apenas na estrutura física, mas também em práticas como um grupo aberto no WhatsApp. Essa abordagem promove a interação entre membros, fortalecendo a comunidade do coworking.

 

Conclusão: Estratégias para o Futuro

Delegar tarefas de maneira eficiente em um coworking exige paciência, comunicação transparente e confiança na equipe.

Ao adotar práticas sólidas de delegação, os gestores podem dedicar mais tempo ao crescimento estratégico do negócio e à construção de comunidades vibrantes. O compromisso contínuo com aprimoramentos, aprendizados práticos e a aplicação de metodologias comprovadas, como o “Pipeline da Liderança”, são essenciais para superar os desafios e garantir o sucesso sustentável dos coworkings.

 

Confira o conteúdo completo em nosso canal do Youtube:

 

Compartilhar

Veja Também