BLOG

Futuro do Trabalho: Modelo Híbrido

Blog Ancev 2 Maio

O trabalho híbrido nada mais é do que o formato de trabalho que permite que os empregados executem as suas tarefas parte do tempo a distância, por meio do coworking e do home office por exemplo, e de forma parcial no escritório tradicional.

E você sabia que essa tem sido a preferência dos profissionais?

A líder mundial em recrutamento especializado Robert Ralf, divulgou recentemente uma pesquisa que mostrou que 70% dos profissionais optam atualmente por ter a chance de escolher entre trabalhar de qualquer lugar mesclando com o trabalho no escritório tradicional.

Outro dado da pesquisa apontou que 42% dos respondentes gostaria de trabalhar de casa pelo menos 3 dias por semana e 19% a semana inteira.

Para 95% dos líderes e gestores que também participaram dos estudos, a partir deste ano o modelo de trabalho híbrido será ainda mais comum – e tem sido, como conseguimos ver que este tema anda cada vez mais em alta entre empresas e profissionais.

Com a expansão do “anywhere office”, muitos profissionais estão considerando a possibilidade de concorrer em vagas de trabalho inclusive de outras cidades.

A pesquisa da Robert Ralf também apontou as funções que mais estão em alta dentro do formato híbrido. Para os CIOs e CTOs, as áreas de business intelligence, rede e gestão de sistemas, engenharia em nuvem, análise de sistemas e segurança e suporte e gestão do help desk são as principais.

Já para os cargos de gerência, e-commerce e marketing digital, administração, vendas, gestão empresarial e atendimento ao cliente são as atividades mais consideradas para o formato.

As vantagens das equipes híbridas

A mesma pesquisa questionou os profissionais sobre as vantagens do trabalho híbrido e as respostas que se destacaram foram:

  • Maior flexibilidade e equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal;
  • Redução de custos;
  • Aumento de produtividade;
  • Aceleração da transformação digital.

O talento está em todo lugar em um mundo de trabalho híbrido

Um outro estudo realizado pela Microsoft mostrou também que as publicações de vagas remotas que foram publicadas no LinkedIn, aumentaram mais de cinco vezes na pandemia e as pessoas notaram isso: 46% dos trabalhadores remotos pesquisados estão planejando se mudar para um novo local este ano.

Por fim, o trabalho híbrido é inevitável. Os gestores têm se preocupado em atualizar processos e opiniões pois os funcionários desejam “o melhor dos dois mundos”.

Gostou do nosso conteúdo? Leia mais aqui no nosso blog.

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM