Escritório de Empresas – Guia para encontrar a melhor opção

Diariamente diversas empresas novas estão surgindo, ao mesmo tempo que muitas outras estão mudando seu endereço, seja por aumento ou por redução da sua operação.

 

Nestes momentos de mudança de escritório para empresas, saber reconhecer os prós e os contras dos endereços e locais é muito valioso, pois auxilia na tomada de decisão entre um lugar ou outro.

 

Por não tratar-se de uma questão simples – pois envolve diversos fatores que afetam a decisão –- este guia de como encontrar escritório para empresas foi elaborado para te orientar e auxiliar no processo de escolha e tomada de decisão, vamos nessa?

Escritório para empresas: preciso de um?

Antes mesmo de avançar para as dicas, agora é um momento de pensar se um escritório  para empresas físicas é realmente a melhor opção.

 

Com este mundo de novas tendências de modalidades de trabalho com mais flexibilidade (incluindo trabalho remoto e trabalho híbrido), algumas opções podem ser mais vantajosas para sua empresa do que um local físico de trabalho. Um exemplo que vem se popularizando muito no meio corporativo são os escritórios virtuais, que proporcionam toda infraestrutura ideal e privacidade que as empresas vêm buscando.

 

Este modelo trás as comodidades de um escritório físico, como endereço fiscal e serviços de recebimento de correspondências, mas seu trabalho pode acontecer de maneira virtual. É indicado para diversos tamanhos de empresas e tipos de negócios.

 

Por outro lado, para algumas empresas, possuir um escritório físico é uma das melhores maneiras de trabalhar e se posicionar no mercado.

O que levar em consideração ao escolher um escritório para empresas

Independente de você estar buscando seu primeiro local após a abertura da sua empresa ou está em uma fase de mudança do ambiente do seu escritório, algumas coisas precisam ser levadas em consideração ao escolher uma sala comercial ou escritório para sua empresa.

Custos

Os custos são um dos principais pontos que afetam uma decisão entre os lugares para colocar um escritório para empresa e não é apenas sobre o valor de alugar ou comprar um espaço.

Aqui, entram os custos de iluminação, saneamento, internet e telefone, sistemas de segurança, custos de deslocamento até o local, de alimentação — quer seja para refeitório próprio ou restaurantes próximos — e demais custos que precisam ser identificados antes de qualquer mudança de escritório.

Momento

O momento da mudança ou início do novo escritório pode aguardar ou é urgente? Escolher com tempo para avaliar todas as opções e variáveis é o cenário ideal, mas às vezes é difícil esperar.

O cenário local ou mesmo nacional para o ramo de atividade da sua empresa pode estar aquecido e estimulando o crescimento do seu negócio ou um pouco retraído, e a mudança para um novo espaço no momento pode não ser o mais ideal. O importante aqui é estar atento ao cenário ao redor para identificar oportunidades de crescimento.

Necessidade

O que está estimulando a mudança? É crescimento ou redução da equipe? Necessidade de se posicionar melhor na região? Ter um ambiente mais moderno, com salas de reunião, privacidade e infraestrutura completa?

Considere na hora de escolher o escritório para empresa as necessidades envolvidas, para que você possa filtrar os locais, afunilando suas alternativas.

Clientes

É muito importante considerar os clientes na hora de posicionar seu escritório em um novo endereço. O novo local é vantajoso para seus clientes, de forma a motivá-los a procurar o escritório com maior frequência? 

Se sua empresa não trabalha em contato direto com os clientes, uma vantagem que pode aparecer aqui é de não precisar de um ponto muito centralizado, o que pode reduzir custos.

Principais dicas para escolher o escritório para empresas

Agora que você já considerou alguns pontos que podem ser relevantes ao escolher um escritório para sua empresa, vamos às principais dicas para encontrar a melhor opção:

Localização

A localização está muito ligada ao que sua empresa oferece de produto e/ou serviço, à acessibilidade que o local oferece e a visibilidade proporcionada pela localização. Além disso, ela precisa ser vantajosa para seus fornecedores e colaboradores.

Ambiente

Hoje em dia o ambiente de trabalho precisa ter muito mais do que apenas os itens essenciais para exercer a rotina. O ambiente de trabalho precisa ser pensado para estimular a criatividade, mas, ao mesmo tempo, oferecer espaços modernos de concentração, salas de reunião para brainstorms e demais ambientes que estimulem a presença de clientes e colaboradores. 

O fato de ser um ambiente agradável deixa tudo mais leve e atrativo para a equipe já existente e também serve de incentivo para novos talentos, promovendo o engajamento e comprometimento da equipe.

Capacidade

Na hora de buscar um novo espaço de escritório para empresas, é preciso dimensionar o local de acordo com sua necessidade, considerando o número de postos de trabalho, de ambientes e possíveis intensificações de fluxos.

Flexibilidade 

Não é difícil, ainda mais com modalidades de trabalhos remotos e híbridos, que o ambiente do escritório possa ficar às vezes em sua capacidade máxima ou praticamente vazio. Por isso, às vezes um ambiente flexível, de acordo com sua demanda e necessidade, pode ser uma boa escolha, como é o caso do coworking.

Vantagens do coworking

O coworking, além de oferecer ambiente completo e moderno com toda a infraestrutura e tecnologia necessária para montar seu escritório, é um ambiente de compartilhamento e troca de experiências.

 

A maioria dos coworkings contam — além dos ambientes compartilhados — com salas de reuniões privativas, escritórios privativos, endereço fiscal, soluções de adequação de acordo com a demanda da sua equipe e diversos serviços que favorecem o desenvolvimento do seu escritório nestes ambientes.

Conclusão

O momento de montar um escritório para empresa, seja novo ou uma mudança de ambiente, é decisivo e precisa ser pensado com atenção.

 

Dentre os principais fatores a serem observados na hora de escolher a melhor opção para o seu escritório está o custo da mudança, o momento, as necessidades envolvidas e a realidade dos clientes atendidos pela sua empresa.

 

Além disso, observe a localização, a qualidade do local e se ele oferece todas as comodidades e suporte para você montar seu escritório de forma rápida, com flexibilidade e infraestrutura. 

 

Os coworkings são ambientes dinâmicos que entregam diversas soluções de escritório para empresas e certamente é uma boa alternativa a considerar no seu planejamento. 

Quer saber mais sobre escritório de empresas, coworking e demais dicas sobre escritório? Nosso blog é repleto de conteúdo voltado para você, é só acessar aqui.

Compartilhar

Veja Também