BLOG

ECONOMIA FINANCEIRA: COMO POUPAR DINHEIRO SEM SACRIFÍCIO E CURTIR A VIDA DE MANEIRA EQUILIBRADA

Trabalho em equipe

Planejar gastos e economizar não significa privar-se de todas as atividades e mudar radicalmente o modo de vida. Significa, na verdade, tomar atitudes que farão com que você chegue no fim do mês com as contas em dias e com dinheiro no bolso. “É importante que haja satisfação no que irá ser adquirido no futuro para que a pessoa se sinta estimulada a aumentar o seu esforço de poupança. Por isso, para que você se torne alguém feliz economizando, realizado e bem sucedido, tenha em mente os três Ds: Desejo, Dedicação e Disciplina”, afirma a Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará, Shandra Aguiar. Para que a atitude de poupar não se torne um martírio e sim um prazeroso hábito, deve-se tomar alguns cuidados básicos. Saiba quais:

– Crie metas de economia, pois assim fica mais fácil manter o foco nos propósitos estipulados. Por exemplo: se você deseja guardar dinheiro para fazer uma viagem no final do ano, defina o destino, pense nos valores da passagem aérea, da hospedagem, dos passeios e até mesmo da alimentação. O mesmo deve acontecer com outras ambições, como comprar um carro ou adquirir a casa própria. “É muito importante definir se o que vai ser adquirido vai ser a longo, médio ou curto prazo, assim fica mais fácil elencar prioridades e traçar estratégias”, fala a coordenadora.

– Avalie como o seu dinheiro é utilizado e saiba exatamente o quanto recebe por mês e, principalmente, quanto e como se deve gastá-lo. Conhecer as dívidas é fundamental e faz parte do processo de poupar sem sacrifício.

– Descubra brechas em seu orçamento e corte despesas que nada acrescentam em sua qualidade de vida. Gastos menores com lanches ou até mesmo com cafezinho fazem a diferença.

– Consuma de modo consciente. A disciplina é indispensável para quem possui sonhos e quer poupar. Promoções, por exemplo, ajudam você a economizar nas compras, mas só são válidas quando o item a ser adquirido é necessário. Sabemos também que quando se é jovem o ímpeto de comprar e a sedução do consumo atrapalham a poupança, mas vale sempre a pena ressaltar: fuja dos produtos de grife.

– Rejeite grande parte dos convites para sair com os amigos, porém, saiba que ir a um barzinho ou jantar com eles, uma vez ou outra, não vai acabar com suas finanças. E sim, no orçamento deve haver espaço para as “baladinhas”.

– Opte por programas gratuitos com a família, como parques e piqueniques. Economizando, você pode planejar para breve uma super viagem com todos os parentes. “Ao poupar, não precisamos deixar de dar presentes aos entes queridos, amigos e nem deixar o lazer de lado. Com planejamento, organização, bom senso, parcimônia e disciplina nós podemos desfrutar de todas as maravilhas que a vida nos oferece”, aconselha Shandra Aguiar.

– Se você tiver um trabalho adicional que dê prazer e gere receita, faz sentido aumentar o período produtivo. Por isso, crie novas fontes de renda. Hoje é comum encontrar pessoas que mantêm dois caminhos profissionais ao mesmo tempo. Empreenda abrindo um novo negócio ou trabalhe como freelancer. No entanto, avalie seriamente o risco do empreendimento e sua real vontade de tocá-lo. “Começar um negócio próprio requer conhecimento, habilidade, organização, dedicação, paciência, compromisso, liderança e administração do tempo. Tenha a certeza de que você terá de enfrentar numerosos desafios. Por isso, dê preferência a um negócio no campo que é do seu agrado e que você domine, assim, suas chances de êxito serão maiores”, explica Shandra Aguiar.

– Faça reservas. Ao receber seu salário, separe uma quantia pré-estabelecida. O ideal é começar com 10% e ir aumentando esse valor com o passar do tempo.

SERVIÇO

Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC)

(85) 3366.9474

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM

bom-dia-se-coworking
Blog

COWORKING NO BOM DIA SE

Entrevista concedida pelo Sr. Rosivaldo Nascimento, Delegado Regional Norte/Nordeste.   Edição veiculada em 29/01/2015. http://g1.globo.com/se/sergipe/bom-dia-sergipe/videos/t/edicoes/v/coworking-e-uma-proposta-de-economia-para-empresarios/3926861/

Leia mais »