Os locais colaborativos se tornaram uma realidade nos últimos anos. As pessoas estão frequentando mais aqueles escritórios em colaboração por diversos profissionais, uma verdadeira mistura.
Por isso, os coworkings que são espaços colaborativos ganharam tanta força no mundo inteiro.
Suas vantagens são inúmeras, sendo uma das principais a redução de custos do profissional que atua em um espaço desse. Até porque, como é um local colaborativo, a mensalidade já embute o valor do aluguel, energia, água, entre outras taxas e impostos.
No entanto, ultimamente, outra modalidade que está crescendo no mercado de coworkings é o formato híbrido de trabalho, nestas unidades.
Após um ano de teletrabalho, muitas empresas, por causa da pandemia, não retornaram mais ao acúmulo de profissionais nas suas dependências. Hoje em dia, o formato híbrido chegou em evidência, inclusive, nos coworkings do Brasil.
Infelizmente, manter espaços muito grandes não é mais o foco de empresas gigantescas, no mundo todo. Como a pandemia prejudicou a economia, a ideia é manter funcionários em local híbrido, tendo a redução de espaço e redução de custos para a empresa.
Uma dessas intenções é aumentar os lucros e trazer uma recuperação mais rápida aos setores econômicos. Por isso, os coworkings devem ficar atentos a essa tendência, de empresas que utilizam o espaço para virar o seu próprio local.
Qual é a relação do coworking com trabalho híbrido?
A modalidade híbrida trata-se de os profissionais que são livres para escolher onde vão trabalhar. As opções incluem home offices, locais de instalação corporativa, coworkings e outros espaços colaborativos.
Atualmente, uma tendência de trabalho é deixar o profissional à vontade. Neste caso, a ideia é justamente dar liberdade a cada profissional na escolha do seu local de trabalho.
A tecnologia permite que as equipes colaborem com todos os funcionários em um só lugar. Eles se beneficiam à medida que as empresas cortam custos e os profissionais ficam livres para tomar decisões próprias.
Nesse contexto, o coworking se tornou uma opção para muitas corporações, que se estruturaram ao longo da pandemia. Ao invés de manter um espaço próprio, as empresas contratam espaços para que seus colaboradores possam usar do jeito que preferirem.
Sendo assim, os colaboradores podem ir ao coworking em determinados dias, revezando-se no home office ou na sede da empresa, sendo esta a modalidade híbrida de trabalho.
Outra opção é usar o coworking como o local, de fato, em que a empresa se instala e o home office, ser em casa.
O foco é dar a todos a oportunidade de trabalhar da maneira que inferir mais produtiva e satisfatória.
Quais são os benefícios do trabalho híbrido para as empresas?
As empresas que adotarem o híbrido e o coworking terão uma série de benefícios para os seus colaboradores e para sua própria estrutura.
Redução de custos
As empresas que adotarem espaços de coworking, em vez de ter seu próprio escritório, conseguem reduzir os custos. Fora que não serão lesadas em localização e estrutura.
Sendo uma solução baseada no conceito de economia compartilhada, os custos no espaço de coworking são divididos entre os demais usuários, o que torna a opção muito mais barata.
Aumento da produtividade dos funcionários
Atualmente, os profissionais estão em busca da maior liberdade possível para trabalhar da forma mais confortável para si.
O trabalho híbrido oferece exatamente isso, a capacidade de fazer o serviço, de forma flexível, alternando home office com coworking e outros locais.
Esse modelo híbrido contribui para o aumento da satisfação e produtividade da equipe. Em última análise, funcionários satisfeitos que se sintam respeitados e valorizados pela organização são mais dedicados e alcançam resultados mais expressivos.
Socialização e networking
Para muitas pessoas que trabalham em casa, torna a socialização incompleta. Outra vantagem do trabalho híbrido é que você pode conversar com outras pessoas, tomar um café e até fazer amigos.
Além do mais, criar conexões com outros colegas, de áreas diferentes e empresas diferentes é muito bom. Isso dá um impulso de motivação e de negócios ao profissional, que fica mais motivado a trabalhar, fazer networking e parceiros de negócios.
Os escritórios compartilhados possuem espaços especialmente projetados para a vida social. Dessa forma, você pode repousar, almoçar e trocar figurinhas com outros profissionais e gerar novas oportunidades.
Estímulo à criatividade
Para ter estímulo de boas ideias, a mente precisa ser estimulada primeiro. Portanto, estar junto de outros profissionais te dão a oportunidade de pensar mais, observar mais e se inspirar mais.
Aparecer para um lugar totalmente pensado para incentivar boas ideias, com decoração criativa, e dividir-se o espaço com outros profissionais será muito positivo. É por isso que o coworking se tornou a escolha de muitas empresas e corporações.
O trabalho híbrido em coworking veio para ficar!
Pois é, o trabalho híbrido vem ganhando força no Brasil e no mundo. Isso fez com que muitos trabalhadores, que já estavam cansados, voltassem a ter mais vigor no serviço, em que eram atribuídos.
A Clara, por exemplo, tem 27 anos e trabalha em uma empresa de TI. Desde o ano passado, ela iniciou o trabalho híbrido e sua produtividade aumentou bastante. Com isso, ela consegue fazer parte do trabalho, em menos tempo e melhorar a sua saúde mental.
Com ela sendo o modelo para a sua empresa, a diretoria da corporação resolveu colocar 70% dos colaboradores em formato híbrido!
Seja associado e faça seu coworking ser mais visto pelas empresas!
Como o trabalho híbrido está em evidência, é necessário que você, dono, gerente ou diretor de coworking fique bem atento a essa tendência que está tão em alta.
Nossos associados terão diversas vantagens, entre elas, a jurídica, informações confiáveis, único órgão legalizado do segmento, além da divulgação do conteúdo nas mídias sociais.
Veja as vantagens que você pode ter sendo um associado da Ancev!