BLOG

Conheça as vantagens do modelo híbrido de trabalho.

Blog Ancev 28 10

Por estar em alta nos últimos tempos, o modelo híbrido de trabalho parece ser algo muito recente, conhecido e praticado por poucos.

 

No entanto, esta modalidade de trabalho já existe há algum tempo e tem grande potencial de se fortalecer, agora mais do que nunca, com o cenário pós-pandêmico em vista.

 

Quer saber mais sobre o trabalho híbrido e como o place coworking está relacionado com ele? Continua aqui neste texto, pois falaremos muito mais que além das associações coworking, ou sobre o que é coworking e até mesmo o censo coworking. Vamos explorar muito mais..

O que é trabalho híbrido

Indo direto ao ponto, o modelo híbrido de trabalho é um arranjo/acordo cuja localização é flexível, permitindo que os colaboradores combinem o ambiente de trabalho local e externo conforme eles e seus empregadores assumam como adequado e compatível para ambos os lados. O famoso well work, em que o profissional trabalha de forma confortável.

Diferentemente do que se apontava no início da pandemia — onde os locais de trabalho migraram totalmente para o trabalho remoto, estilo home office — percebeu-se que, na verdade, o equilíbrio entre o remoto e o presencial seria essencial.

 

A barreira inicial para difundir e globalizar esta modalidade de trabalho, tornando a hibridização algo normal, foi quebrada com o confinamento estabelecido inicialmente como medida sanitária e de segurança e, agora passa a ser adotada por diversos profissionais e empresas.

 

Apesar de algumas funções permitirem o trabalho totalmente remoto, mesmo que por outro lado algumas exijam o atendimento presencial, o modelo híbrido de trabalho trouxe equilíbrio à balança, trazendo consigo uma série de vantagens que podem ser facilmente percebidas e exploradas por empresas e colaboradores.

 

Ainda no modelo híbrido de trabalho, encontramos subdivisões que permitem adequar-se a necessidade de cada organização e profissional: 

 

  • Modelo a vontade: onde o funcionário monta o esquema que se adequa melhor à ele, indo ao local de trabalho quando julgar necessário;
  • Divisão da semana: aqui o funcionário trabalha alguns dias em casa e outros na empresa, já pré-definidos e acordado entre as partes;
  • Turno de trabalho: é a alternância entre períodos diurnos e noturnos de trabalho, tanto remoto quanto presencialmente;
  • Semana a semana: por fim, alternar entre semanas de presencial e remoto.

Vantagens deste modelo de trabalho

Percebe-se que, embora seja possível a prática de atividades totalmente remotas, a necessidade de estar inserido em um ambiente moderno, com todas as comodidades a poucos passos da sua mesa de trabalho e ainda próximo de profissionais e colegas de trabalho se mostrou insubstituível. Neste cenário, já encontramos algumas vantagens:

Redução de custos

Além do óbvio consumo reduzido de combustível por um menor número de deslocamentos, o modelo de trabalho híbrido tem uma redução no consumo de água e energia e outros custos com infraestrutura, por não precisar comportar mais tantos postos de trabalho num único ambiente, sendo portanto, benéfico para todos!

Flexibilidade no trabalho

Antes um sonho, a flexibilidade no trabalho quase virou uma rotina para quem trabalha no modelo híbrido, isto porque nesta modalidade tem toda a versatilidade de diferentes ambientes e escalas, focando mais na entrega do que em bater ponto. 

 

Ambientes de coworking são ótimos nestes casos pois fornecem toda a estrutura necessária e possuem a dinâmica de fluxos variados de trabalho.

Fortalecimento da cultura organizacional

O modelo de trabalho híbrido estimula o uso e a prática de ferramentas e hábitos colaborativos, que estreitam laços entre colaboradores e empresas, o que gera maior engajamento e motivação, direcionando para maiores desempenhos.

 

Ambientes atrativos e dinâmicos, como os de coworking, são espaços excelentes para fortalecer ainda mais essa cultura colaborativa.

Autonomia no trabalho

A versatilidade desta modalidade de trabalho estimula sistemas de gestão horizontais, que naturalmente geram maior autonomia que, por sua vez, reflete uma maior confiança entre colaborador e empregador.

Conclusão

O modelo híbrido de trabalho tomou seu espaço e veio para ficar. Embora já existam diferentes modalidades de trabalho híbrido, o coworking é uma alternativa atrativa para quem busca ter fluxos de trabalho alternando entre locais, trazendo consigo diversos benefícios.

 

A infraestrutura disponibilizada em coworkings, somando-se às interações colaborativas nativas desses ambientes fortalece ainda mais a essência do trabalho híbrido, permitindo explorar ao máximo essa modalidade de trabalho.

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM