BLOG

COMO USAR O ESTRESSE A SEU FAVOR EM MOMENTO DE CRISE

Alongamento e yoga

O cenário mundial trazido pelo coronavírus só nos traz uma certeza: o mundo será outro quanto tudo isso passar. São diversas as habilidades que precisamos desenvolver para lidarmos com as incertezas e nos reinventarmos. Essas habilidades vão além das necessárias para o trabalho remoto e uso de tecnologia, é preciso começar pelo equilíbrio emocional e assim garantir que estaremos prontos para tudo o que vier.

O equilíbrio emocional é a capacidade da mente e do corpo em manter a estabilidade e a flexibilidade em meio a desafios e mudanças nos mais variados aspectos. Esse equilíbrio promove a saúde física e é um pré-requisito para o bem-estar e o crescimento profissional e pessoal. Em outras palavras: manter um estado mental ou emocional equilibrado depende da forma como conduzimos nossos pensamentos e atitudes. Todos nós experimentamos pensamentos e emoções negativas de tempos em tempos, mas manter uma postura neutra e equilibrada é o que nos faz permanecer no controle das situações.

“Equilíbrio emocional é a chave em situações de crise como a que enfrentamos. Compreender o que é equilíbrio emocional e aplicar técnicas para alcançar este equilíbrio é uma estratégia que deve ser implementada com a mesma velocidade do home office. Em resumo, o cuidado com a saúde e emoção devem estar no centro do processo para que pessoas e empresas saiam fortalecidos desta crise”, explica Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa.

Além das técnicas, a tecnologia também é um ponto de atenção. “O trabalho invadiu a sua casa, pessoas que você nunca pensou em convidar para um jantar estão agora compartilhando virtualmente a sua sala de jantar, varanda e outros ambientes da sua casa. Saber utilizar a tecnologia adequadamente contribuirá também com o equilíbrio emocional e a diminuição da ansiedade. Neste caso, defina que tipo de comunicação deve acontecer por cada canal, assim você otimiza o seu tempo e o dos outros. Um bom exemplo disso é: se você já enviou um e-mail para tratar um assunto, não precisa enviar um WhatsApp pedindo para a pessoa olhar o e-mail que você enviou. Neste caso seria melhor tratar diretamente por WhatsApp em função da urgência do assunto”.

Ações que geram bem-estar à distância

Para a especialista, algumas técnicas simples que devem ser utilizadas no dia a dia sem a necessidade de deslocamento são: alongamento, yoga e meditação. “Sem o uso dessas técnicas, o confinamento e o volume avassalador de uso da tecnologia prejudicam a produtividade e afetam a saúde. São excelentes ações que geram bem-estar à distância”, explica.

Alongamento

São exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade, além de fazer com que essa mesma maior flexibilidade seja utilizada para gerirmos nossas emoções.

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem muitos benefícios, como: redução das tensões musculares; relaxamento do corpo; maior consciência corporal; prevenção de lesões; e ativação da circulação.

Yoga

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma integrada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e a disposição, podendo ser praticada em qualquer idade. Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos três meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Meditação

Meditar não é refletir, é esvaziar a mente, é expandir a consciência. Os mestres orientais têm como fundamental ensinamento o saber ficar em silêncio, manter a mente vazia e buscar a sabedoria interior. Pensar sem parar, falar continuamente e ficar todo o tempo fazendo alguma coisa produz ansiedade e nos afasta de nós mesmos. O silêncio desperta a alma, a mente vazia nos conecta com o universo e o “não-fazer” nos prepara para o que deve ser feito.

Meditar é focar a mente, deixar as preocupações de lado, viver o aqui e o agora. Durante a meditação, a pessoa se conecta com o campo da pura energia, inteligência e consciência. A meditação diminui a ansiedade, melhora a depressão, melhora as dores crônicas, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono.

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM