COMO SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO

Quer ser mais criativo e viver uma vida diferente? Saia da sua zona de conforto, aquele espaço físico, mental e emocional onde você já conhece de tudo! Novas atividades, ideias, sensações, atitudes, pessoas e lugares te esperam fora da sua bolha “segura”, e lá a vida não é nada previsível!

Observe seu medo

Desenvolva sua consciência corporal e preste atenção aos sinais vitais. Como é quando você se sente desconfortável, e onde isso se manifesta em seu corpo? Fica com o coração acelerado e borboletas no estômago? Respire, aprenda a sentir e a se controlar. Assim você pode perceber quando está prestes a sair da sua zona de conforto e ter calma para dar o passo para fora, se achar que vale a pena pelo benefício que vai conquistar.

Domine seu medo

Exceto em casos de perigo real, o medo pode estar só na sua cabeça, com hábitos de pensamentos que te impedem de adotar uma nova perspectiva e a agir. Repetir mentalmente “eu não tenho medo”, quantas vezes precisar, e se imaginar conseguindo o que deseja vai ajudá-lo a reprogramar seu cérebro e ganhar confiança. Por exemplo: se você é muito tímido, mas deseja fazer novas amizades, conversar com uma pessoa que te desperta interesse pode parecer difícil e desconfortável. Se acalmar, dominar o medo e agir, no entanto, será uma atitude nova que abrirá um caminho diferente para o seu crescimento.

Seja flexível

A flexibilidade é uma característica essencial de uma pessoa que conhece a si mesmo e está pronta para lidar com situações inesperadas. Geralmente, não temos controle sobre as pessoas que estão a nossa volta, já que elas são livres para agir e pensar da maneira que querem. Então, não seja tão radical. Tente se adaptar aos cenários que surgirem e, mais do que isso, tente aprender com as novas situações impostas.

Procure o diferente

Quanto mais velhos ficamos, ou mais dentro de uma rotina, observamos cada vez menos o que nos rodeia. Isso porque criamos referências rápidas ao que conhecemos e as arquivamos em nossos cérebros como “familiares”. Então, tente sair do modo automático e observe as pessoas ao seu redor, seus rostos, seus detalhes únicos. Na rua, preste atenção às cores das árvores, ao formato dos prédios. Veja a beleza além do comum. Algo vai mudar dentro de você!

Faça networking

Conhecer pessoas novas é uma ótima maneira para sair da zona de conforto. Uma simples conversa na hora do café pode render uma amizade ou até mesmo uma parceria para abrir o próprio negócio. Por isso, não tenha medo de participar de eventos, adicionar novos contatos e conhecer outras realidades e opiniões.

Nessas horas, você pode se espelhar em profissionais que passaram por várias experiências e pensam fora da caixa. Esses perfis estão sempre dispostos a ajudar quem quer sair da zona de conforto, e isso pode ser uma oportunidade e tanto de agregar novos conhecimentos.

Experimente algo novo todos os dias

Sair da zona de conforto é algo que requer um esforço diário para superar obstáculos. Na verdade, você sempre estará se desafiando e procurando novos estímulos em sua vida. Então, fique atento para encontrar novas experiências, como:

– Escutar um gênero musical diferente;

– Fazer um caminho diferente para o trabalho;

– Planejar uma viagem para um destino inusitado;

– Visitar um museu diferente;

– Comer em um restaurante que você não conhece.

Essas pequenas mudanças de hábitos podem te conduzir a algo maior, como mudar de emprego, trabalhar viajando ou criar um negócio próprio.

Expanda seu repertório

Pode ser expandir o repertório de looks, de esportes, de ideias. Que tal tentar usar uma peça nova a cada quarta-feira, por exemplo? Se abrir para o novo é testar, acertar, errar e principalmente aprender. Se você sempre usa calça jeans longa, que tal experimentar a calça pantacourt? Se está sempre de camisa polo, por que não testar uma camiseta criativa? Se sempre vai malhar de preto, que tal adotar um look neon? Ou, quem sabe, um óculos de sol em nova cor? Sua escolha pelo familiar é uma forma de tentar se proteger também.

Entenda que coisas novas não são ameaçadoras e você se sentirá mais ousado e criativo a cada semana. Seguindo nossas dicas rapidamente, as mudanças da vida vão parecer muito menos intimidadoras. Go get it!

Compartilhar

Veja Também