COMO MANTER UMA MENTE SAUDÁVEL NO DIA A DIA

Um dos maiores desafios para todos nós é saber como manter a mente e o corpo sãos. Buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente faz com que o nosso organismo reaja de maneira mais positiva a todos tipos de situações, ajudando, por exemplo, a aliviar o estresse e a ansiedade de uma rotina cansativa. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a manter a mente sempre saudável. Confira!

Cuide da sua alimentação

Ter uma alimentação saudável e equilibrada no dia a dia é a primeira dica para manter a saúde da mente! Uma mente saudável exige o desenvolvimento e a manutenção constante das funções cerebrais, sabia? Por isso, é muito importante que a nossa alimentação seja rica em nutrientes que estimulam a memória e o aprendizado, como o ômega 3. Também precisamos de substâncias essenciais para o bom funcionamento do cérebro, como todo o complexo de vitaminas B, e sais minerais como cobre, ferro, zinco e selênio.

Para consumir esses nutrientes, o segredo é investir em peixes como salmão e atum, frutas oleaginosas, abacate, frutas de cor alaranjadas e fontes de ferro como ovos, leguminosas e vegetais verdes.

Pratique exercícios físicos regularmente

A segunda dica é aliar a alimentação saudável à prática de exercícios. Afinal, um corpo que pratica exercícios físicos regularmente trabalha muito melhor do que os que não praticam. A atividade física nos ajuda a transportar o oxigênio para todas as partes do organismo, estimula o fluxo de sangue no cérebro e libera a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Ou seja, mesmo que não tenha tempo de ir na academia, faça polichinelos, agachamentos e pratique exercícios físicos em casa!

Invista em práticas que exercitam o cérebro

Atividades manuais como costura, crochê e pintura, por exemplo, são práticas que exercitam o cérebro e também podem ajudar a manter a mente saudável. Por isso, a terceira dica é investir em um novo aprendizado! Crie hobbies, aprenda a cozinhar aventurando-se com novas receitas e, nos tempos de lazer, faça algo para desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico.

Tenha boas noites de sono

Por último, mas não menos importante: cuide do seu sono! Isso implica diretamente na sua saúde como um todo. Por isso, tente ir deitar no mesmo horário todas as noites (isso, claro, respeitando o seu ritmo biológico), evite beber álcool ou cafeína antes de dormir, faça refeições leves na hora de jantar e, para induzir um sono tranquilo, beba uma xícara de chá de camomila, maracujá, hortelã e outras ervas que ajudam a lidar com a insônia.

Ter paciência e ser resiliente também ajuda muito. É fácil? Não! Mas é preciso se trabalhar e ter consciência que unicamente você é responsável pelo seu bem-estar e só depende de você fazer do seu dia a dia uma rotina saudável e feliz.

Compartilhar

Veja Também

COWORKING, O SEU LUGAR

O Jornal A Tribuna de Santos publicou nesta segunda feira uma grande matéria sobre os Coworking’s no Brasil.   São vários escritórios entrevistados, tanto associados

Leia mais