Como escolher o melhor espaço de coworking para sua empresa? 

O coworking é uma tendência crescente em todo o mundo. De acordo com dados recentes, cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo trabalham em espaços de coworking

Este número é esperado para crescer para mais de 5 milhões até 2024. Além disso, a indústria global de coworking está prevista para ultrapassar os 26 bilhões de dólares nos próximos anos. 

O aumento da popularidade do coworking pode ser atribuído à necessidade de uma solução de trabalho flexível, ao aumento da quantidade de freelancers e pequenas empresas, bem como à procura por um ambiente de trabalho colaborativo. 

Por isso, um coworking é um local vantajoso para trabalhar e como escolher um coworking que te favoreça, também é um desafio, mas que vale a pena.

 

Quais os benefícios de um coworking?

Quando você pensa em como escolher um coworking, você deve ter desejo de fazer isso, até porque existem vários benefícios ao contratar um coworking. Aqui, vai alguns tópicos sobre os melhores benefícios de trabalhar em um coworking. 

  • Flexibilidade de espaço: permite que os usuários trabalhem em ambientes dinâmicos e adaptáveis, mudando de espaço conforme suas necessidades.
  • Redução de custos: compartilhar espaço, recursos e serviços significa dividir os custos e aumentar a eficiência financeira.
  • Comunidade: permite o networking e a colaboração com outros profissionais e empresas, aumentando as oportunidades de negócio.
  • Proximidade a recursos: coworkings frequentemente ficam próximos a lojas, cafeterias e meios de transporte, facilitando a vida dos trabalhadores.
  • Melhoria da qualidade de vida: trabalhar em ambientes modernos, motivadores e saudáveis ​​pode melhorar a satisfação no trabalho e a qualidade de vida dos usuários.
  • Infraestrutura: acesso a tecnologia, mobiliário e serviços avançados, como impressoras, salas de reunião e equipamentos de escritório.
  • Escala: permite que pequenas empresas operem em um ambiente corporativo sem gastar recursos em instalações.
  • Produtividade: ambientes de trabalho compartilhados podem aumentar a motivação e a produtividade, além de promover a inovação.

 

Qual é a diferença de um coworking para escritórios independentes?

 

Preço

Espaços de coworking possuem preços muito mais acessíveis do que escritórios executivos e independentes. Especialmente para indivíduos, start-ups e pequenas empresas, faz sentido alugar uma mesa ou escritório em um espaço de coworking para gerar economia de dinheiro e se beneficiar de uma gama de coisas que um espaço de coworking oferece.

 

Comunidade

Os espaços de coworking focam na comunidade. Já os de escritório focam em membros de forma independente.

O espaço do escritório executivo é usado apenas um ambiente só para ser físico. Já os coworkings, especialmente para start-ups e empreendedores interessados ​​em fazer networking e atuar com outros profissionais

Também é útil obter ajuda de colegas de trabalho em diferentes setores, que podem contar com você também.

 

Privacidade

Se você quer ter muita privacidade, se for uma pessoal que prefira não ter colegas ao redor, o escritório independente é para você. 

Até porque, nos espaços de coworking, você se sentará ao lado de outros membros do espaço e terá suas ligações telefônicas ao lado deles ou terá que ir para uma sala separada. 

A desvantagem dessa privacidade é que não terá todas as oportunidades de networking promovido por um coworking.

 

Criatividade e Produtividade

Os espaços de coworking certamente vão te ajudar na criatividade. É muito útil ouvir a opinião e as ideias de profissionais de outras áreas de trabalho e de fora da sua empresa.

Algo que ajuda na sua produtividade é ver que outras pessoas estão agindo da mesma forma. 

Ver o sucesso de seus membros também terá um impacto positivo em sua produtividade, pois você não quer ser a pessoa com menos sucesso e isso vai te fazer ter mais dureza no trabalho, até ser mais produtivo e criativo. Por isso, escolher um coworking é vantajoso.

 

Coworking serve para todos os tipos de profissionais? 

Coworking é uma tendência crescente no mundo moderno do trabalho, oferecendo uma ampla gama de benefícios para todos os tipos de profissionais. 

Do freelancer ao empreendedor, do profissional de tecnologia à pequena empresa, o coworking é uma solução flexível e acessível para o trabalho remoto ou em escritórios compartilhados.

O coworking permite que os profissionais trabalhem de forma independente, mas ainda mantenham o contato social e a colaboração com outros profissionais. 

Isso aumenta a produtividade, a criatividade e a motivação dos trabalhadores, além de proporcionar oportunidades para networking e parcerias comerciais.

Além disso, o coworking é uma solução mais acessível para as pequenas empresas, que podem economizar dinheiro ao evitar o custo de aluguel de escritórios tradicionais. 

 

Os profissionais também podem escolher entre vários espaços de trabalho, desde salas privativas até espaços comuns, o que significa que eles podem escolher o ambiente que melhor atenda às suas necessidades.

O coworking também é uma solução ideal para profissionais que viajam constantemente ou precisam trabalhar remotamente. Eles podem acessar espaços de trabalho em todo o mundo e manter sua produtividade, mesmo quando estão longe do escritório.

Em resumo, como escolher um coworking é uma solução versátil e acessível para profissionais de todos os tipos, oferecendo uma ampla gama de benefícios, incluindo colaboração, networking, flexibilidade e economia de custos. 

Se você está procurando uma solução de trabalho eficiente e inovadora, considere o coworking como uma opção viável.

 

Como escolher um coworking?

Siga alguns passos para escolher o melhor lugar para se trabalhar:

  • Localização: Escolha um local que seja conveniente e fácil de chegar.
  • Preço: Verifique as opções de preços e escolha a que melhor se adapta ao seu orçamento.
  • Infraestrutura: Observe se o coworking oferece recursos, como mesas, cadeiras, internet de alta velocidade, impressora, entre outros.
  • Comunidade: Analise se a comunidade é inclusiva e se há oportunidades para networking e colaboração.
  • Ambiente: Olhe se o ambiente é acolhedor, silencioso e se tem boa iluminação natural.
  • Flexibilidade: Veja se o espaço oferece opções de horários flexíveis e se é possível reservar espaço com antecedência.
  • Segurança: Verifique se o espaço tem medidas de segurança adequadas, como câmeras de segurança e segurança 24 horas.

 

Quero começar em um coworking hoje!

Estudos revelam que você garante o sucesso mais rápido, quando está perto de outras pessoas sucesso! Acredita nisso? Pois é, você vai se misturar com profissionais renomados de nichos distintos, em um coworking e vai escalar o sucesso bem mais rápido, do que quem trabalha sozinho!

Quer conhecer um espaço hoje? Escolha o seu coworking e não perca tempo!

Compartilhar

Veja Também