Business Center x Coworking: qual é a diferença?

Certamente que os modelos de trabalho são diferentes dos que estávamos familiarizados. A evolução das formas de trabalhar não está apenas ligada aos recentes eventos que foram sentidos mundialmente, mas sim, às demandas e necessidades das pessoas em ter novas e melhores alternativas de trabalho.

O modelo de trabalho colaborativo — também conhecido como coworking — é o qual já estamos todos familiarizados, tendo sua difusão alcançado o mundo todo. No entanto, não é a única alternativa. Para quem procura espaços mais formais e privativos, mas sem perder as qualidades de um ambiente de coworking, o business center ganha espaço.

E como há uma certa confusão entre distinguir essas duas modalidades de ambientes de trabalho, aqui você pode encontrar as definições, diferenças e semelhanças entre business center e coworking!

 

O que é Business Center

Um business center, que também pode ser chamado de coworking executivo, é uma opção/solução flexível para ambiente de trabalho sem que se perca a característica de ambiente executivo.

Em outras palavras, é um ambiente e/ou espaço dentro de um edifício (ou outro estabelecimento) com estrutura e serviços complementares para o funcionamento de um escritório — como copa, segurança, salas de reunião, etc — mas em salas privativas e dedicadas para a empresa que está alocando.

Neste modelo, por mais que possa haver outras empresas no mesmo local, elas encontram-se isoladas uma das outras por estarem em salas privativas próprias, o que traz consigo a característica mais executiva, de um ambiente exclusivo para o negócio ali instalado.

Assim como o coworking, várias empresas podem estar em um mesmo edifício, porém, a diferença está na forma e intensidade com que estas empresas interagem e compartilham o ambiente em que estão situadas.

 

O que é Coworking

Coworking, por sua vez, tem em sua essência a proposta de que um único ambiente — ou mesmo múltiplos ambientes — seja compartilhado por diversas pessoas, empresas e equipes.

Nestes moldes, forma-se uma comunidade interativa dentro de um ambiente neutro que, por mais que as pessoas ali presentes estejam trabalhando em seus próprios projetos independentemente dos demais, estão habilitadas para trocar experiências, ideias e gerar novos negócios entre outras empresas.

Ao contrário do Business Center, que tem essa ‘pegada’ mais executiva e limitada para uma única empresa naquele espaço físico, o coworking trás consigo o ambiente mais colaborativo e que dá ênfase na formação de networking, compartilhando das facilities (comodidades) que um coworking fornece, como cafeteria e cozinha, ambientes para ligações telefônicas e serviços de segurança e limpeza.

 

Quais as diferenças entre Business Center e Coworking

Quando colocados em comparação, rapidamente uma diferença se destaca: privacidade! O business center busca fornecer um ambiente exclusivo para sua empresa, ao passo que o coworking representa justamente o oposto: a colaboração e interação entre pessoas e empresas.

Isso não quer dizer que o business center não possa fornecer condições de interação, mas sim que é procurado privacidade para a empresa em uma sala própria, ou seja, exclusividade.

Outro ponto que difere um business center do modelo coworking, mas é uma regra, é o tamanho. Alguns ambientes de business center são desenvolvidos especificamente para comportar grandes empresas, onde, não raramente, uma empresa pode ocupar um andar inteiro de um edifício.

 

Quais as semelhanças entre Business Center e Coworking

Ambas as modalidades se configuram por serem soluções de ambiente de trabalho para empresas que estão em procura de infraestrutura para seus negócios de maneira flexível. 

Em termos gerais, ambos entregam as mesmas comodidades, tais como internet de qualidade, copa, salas de conferência e reunião, serviços de limpeza, segurança, telefonia e entre outros.

Além disso, tanto o business center quanto o coworking podem embarcar diferentes empresas em um mesmo espaço/edifício. Fato é que, mesmo coworking, como um negócio em si — conhecido pela interação e colaborativismo — pode fornecer soluções ‘business center’, ao dedicar espaços exclusivos para empresas que buscam ambientes executivos e centrados para seu próprio negócio.

Outrossim, a economia gerada para empresas em utilizar qualquer uma das opções é algo que deve ser reconhecida, pois ambos os espaços compartilham de uma infraestrutura prévia que é, de certa forma, compartilhada com outras empresas.

 

Qual escolher?

A depender do seu modelo de negócio e de trabalho, um ambiente pode ser mais interessante que outro. Considere alguns pontos como:

 

  • O tamanho da sua equipe;
  • Ramo do negócio;
  • Cultura da sua empresa e;
  • Necessidades específicas.

 

Tanto um quanto o outro são capazes de atender sua empresa, depende de você entender qual se encaixa melhor. Agora que você sabe a diferença entre ambos, confira nosso blog e fique por dentro de conteúdos como este. Nos vemos lá!

Compartilhar

Veja Também