ATITUDES PARA ADOTAR E TER UMA VIDA MAIS SUSTENTÁVEL

Sustentabilidade, aquela palavra que estamos cansados de ouvir, mas ainda fazemos pouco a respeito – talvez por preguiça, por falta de informação e/ou de interesse no assunto. Jogar a responsabilidade para a próxima geração é, além de egoísmo, uma forma de fechar os olhos para um dos maiores problemas da contemporaneidade. Abaixo, confira passos fáceis e práticos de se fazer no dia a dia para pensar mais sobre a sustentabilidade e enxergar o consumo de outra maneira.

Redução de plásticos e embalagens

É um problema muito crítico para o ecossistema em diversos níveis. Esses materiais vêm de fontes não renováveis, como o petróleo e às vezes param em aterros sanitários ou no mar. Nem todas as embalagens dos itens que consumimos são recicláveis, o que contribui para o desequilíbrio ecológico que vivemos hoje. Em São Paulo, já foi sancionada pelo prefeito Bruno Covas, a lei que proíbe a distribuição de produtos plásticos descartáveis. A partir de janeiro de 2021 ela valerá em todo território paulista.

Cuidar do nosso lixo

Esta é uma atitude fácil de fazer dentro de casa. Separar os resíduos orgânicos dos outros descartados já é um avanço. Procure usar composteiras para fazer adubo caseiro com os restos de alimentos, cascas de frutas e borras de café por exemplo e reutilizar em vasos de plantas. Só depende de você, nunca de nenhum terceiro.

Consumo de moda

Antes de comprar roupas e acessórios, é interessante hoje em dia se questionar e pesquisar de onde vem as peças, como elas são produzidas, qual tipo de tecido ela é feita, qual o impacto ambiental dessa compra e por aí vai.

Limpeza da casa

Pensar de maneira sustentável não se resume ao consumo de moda, descarte de alimentos ou reciclagem de embalagens. Até como nós limpamos a nossa casa interfere na saúde do planeta. Produtos de limpeza tendem a ter muitos componentes químicos que, ao se “livrar”, contaminam a água. Procure pelas versões com menos impacto ambiental, a casa ainda estará limpa e livre de microorganismos indesejados, e o meio ambiente agradece.

Pós-consumo

Grande parte do impacto ambiental da moda acontece depois que as roupas saem da loja. Como você lava, passa e guarda? Como você descarta? O quanto a peça vai demandar de você esses cuidados? A calça jeans, por exemplo, você pode colocar no congelador por alguns dias. A baixa temperatura irá eliminar as bactérias sem que você precise usar produtos químicos.

Compartilhar

Veja Também