Blog

ASSOCIATIVISMO: SAIBA O QUE É E AS 5 VANTAGENS PARA O EMPREENDEDOR

11 de março de 2021

Marketing ANCEV

Assine nossa Newsletter

    Assine nossa Newsletter

      Só quem tem uma empresa sabe como é desafiador administrar o próprio negócio. Mas, no empreendedorismo, a máxima “a união faz a força” tem muito sentido – e o associativismo é prova disso.
      Por se tratar de um modelo que incentiva a cooperação e integração entre indivíduos, o associativismo visa proporcionar crescimento aos envolvidos na rede. Por isso, mais do que um recurso de aproximação, ele também é uma estratégia de expansão.

      Associativismo: uma prática de fortalecimento

      A prática do associativismo é antiga, e surgiu muito antes da criação do próprio termo. Trata-se de uma metodologia aplicada em empresas de qualquer área de atuação, desde que todas tenham algo em comum.
      A Ancev, por exemplo, reúne empreendedores de dezenas de coworkings espalhados por todo o Brasil. Esta característica em comum facilita a integração entre os empresários associados e permite que eles estejam mais unidos nas ações desenvolvidas que visam fortalecer os envolvidos.
      E as consequências são positivas: os micro, pequenos e médios empreendedores conquistam um público maior. O consumidor, também ganha, pois passa a contar com mais empresas à sua disposição. Com o aumento da concorrência, surgem melhores condições e ofertas, além de representatividade e defesa de interesses.

      Vantagens
      Troca de experiências

      A união propiciada pelo associativismo faz com que os empreendedores pensem de modo coletivo, troquem experiências ricas e tenham ideias que os ajudem a crescer em conjunto.

      Mais conhecimento

      Cada empreendedor tem suas bagagens valiosas e o convívio com outros profissionais é uma chance de adquirir mais conhecimento. Além de trocar ideias sobre a sua rotina é também inspiração para os que ainda estão começando nesta jornada.

      Redução de custos

      Em uma rede com um número maior de integrantes, é mais fácil conseguir preços mais acessíveis em produtos e serviços que fazem parte do dia a dia da sua empresa.

      Autoridade para a marca

      Utilizar uma marca forte como a de uma Associação na fachada ou nas dependências do seu estabelecimento é uma forma de relacionar a imagem do seu negócio à reputação da entidade, o que ajuda a transmitir credibilidade ao seu público.

      Maior competitividade

      Com acesso a produtos e serviços mais baratos, mais propriedade de negócio e uma rede de contatos mais ampla – benefícios conquistados por meio do associativismo -, o seu negócio ganha visibilidade e, por consequência, maior competitividade no mercado.

      Compartilhe esse artigo via:

      Outros artigos de blog