Aprenda como evitar a procrastinação

É um sentimento com o qual a maioria de nós pode se identificar de vez em quando. Você tem muito o que fazer, mas prefere fazer qualquer outra coisa do que a tarefa em mãos. Mas por que procrastinamos? É um caso de ser preguiçoso? E como evitar a procrastinação?

 

Aqui, exploramos o conceito de procrastinação, o que significa, os diferentes tipos e causas e algumas dicas importantes sobre como evitar a procrastinação. Vamos lá? Boa leitura!

Afinal, o que é a procrastinação?

Como visto na etimologia, a procrastinação é adiar as coisas. Costumamos ver isso como atrasar as coisas até o último minuto ou até mesmo depois do prazo.

 

A procrastinação é descrita como uma falha de autorregulação em que as pessoas voluntariamente e  irracionalmente, atrasam tarefas importantes.

 

A procrastinação pode assumir muitas formas. Embora muitas vezes associamos isso a adiar tarefas do trabalho ou da faculdade, isso pode se aplicar a coisas como atividades diárias, comparecer a compromissos ou ter conversas potencialmente estressantes.

 

Contudo, existem formas de evitar esse problema. Para ficar por dentro, basta continuar lendo o artigo com a gente.

Entenda como evitar a procrastinação

Aprender a como evitar a procrastinação exige dedicação e uma rotina disciplinada, por isso, separamos algumas dicas para você aplicar na sua rotina hoje mesmo!

Reconheça que você está procrastinando

Reconhecer que você está procrastinando pode te ajudar a tomar uma atitude definitiva. Aqui, é importante identificar onde e porque você tem feito isso, seja por uma tarefa difícil ou até mesmo fácil demais, ou pela demora que determinada função possa exigir de você.

 

Claro que para acabar com isso é necessário tomar algumas ações, do qual iremos abordar nos próximos tópicos.

Defina pequenas metas

Muitas vezes, o pensamento de completar uma grande tarefa pode parecer esmagador. Do começo ao fim pode parecer uma tarefa impossível, no entanto, dividir essas tarefas em etapas muito menores pode ser mais prático e fácil.

 

Ter uma lista de metas pequenas e alcançáveis ​​pode ajudá-lo a lidar com cada uma delas, o que significa que você faz um progresso gradual em direção à conclusão. Compreender os fundamentos do gerenciamento de projetos pode ajudá-lo a definir essas pequenas metas.

Organize suas tarefas

Este ponto alimenta o anterior. Ter um cronograma e prazos detalhados para quando você concluir cada uma de suas pequenas metas também pode mantê-lo motivado para alcançar seus objetivos principais.

 

Além de definir metas diárias, você também pode ter metas semanais e mensais vinculadas a elas. Isso lhe dá a urgência de agir e progredir em seu trabalho, seja um trabalho escolar ou um projeto em seu local de trabalho.

Frequente um coworking

Frequentar um ambiente de coworking irá te ajudar a ter mais concentração, ânimo e mais criatividade na hora de executar as funções do dia a dia, seja de trabalho ou até mesmo de estudos.

 

Por isso, procure um coworking mais perto de você para te ajudar a não procrastinar nunca mais!

Acredite, lugares assim ajudam a estimular sua produtividade e agilidade para concluir trabalhos com eficiência e qualidade.

Foque na sua atenção

Outra maneira de superar a procrastinação é se concentrar em algumas das tarefas mais fáceis que você precisa concluir. Esperamos que, ao definir pequenas metas e organizar suas tarefas, você consiga identificar aquelas que são fáceis de concluir, com isso, você verá que aos poucos terá tudo concluído quando menos esperar.

 

Além disso, você começará a construir sua confiança e ganhar algum impulso. Dar a si mesmo um foco proposital pode ajudá-lo a lidar com uma pequena tarefa de cada vez.

Melhore seu estilo de vida para ter mais energia

Ter hábitos saudáveis que te façam ir para frente e te inspirem a ser alguém melhor fará toda diferença na hora de evitar a procrastinação. Se você não tem altos níveis de energia, é muito normal procrastinar, sabia?

 

A falta de energia pode ser causada por excesso de trabalho, esgotamento e exaustão temporária, mas também pode ser causada por um estilo de vida pouco saudável. Se você tem uma dieta muito pobre sem exercícios, pequenas mudanças podem ter um grande benefício na sua produtividade.

 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Em nosso blog você poderá ficar por dentro de mais conteúdos como este, basta acessar aqui!

 

Compartilhar

Veja Também