ANCEV SUGERE 10 DICAS PARA FAZER NO COWORKING DAY

O termo coworking foi criado em 1999 por Bernie de Koven. Porém no dia 09 de agosto de 2005, o americano Brad Neuberg usou o termo alugando um espaço para ele trabalhar e ofereceu para que outros trabalhassem neste mesmo lugar. Brad provavelmente não imaginava que isto viraria um modelo de negócio, uma nova forma de trabalhar e até um novo estilo de vida.

Uma comunidade de Coworking nada mais é do que um grupo de pessoas de diferentes profissões, empresas e negócios compartilhando o mesmo espaço. A troca de ideias, criação de novos negócios, networking e boas amizades são frutos deste compartilhamento. É o que chamamos de um espaço próprio para o futuro do trabalho.

Para marcar o 09 de agosto surgiu o Coworking Day, que é comemorado internacionalmente. Coworking Day precisa ser um dia, semana ou até o mês inteiro de agosto em festa. Cada Coworking cria algo para os coworkers e aproveita para chamar quem não conhece ainda este ambiente incrível de comunidade.

Vamos listar 10 ideias para o gestor de coworking fazer neste dia:

  1. Espaços ou mesas free

    Alguns coworkings oferecem mesas de coworking sem cobrar nada, por horas, dias ou até a semana toda, dependendo da disponibilidade de espaço e da sua estratégia de marketing.

  2. Palestras

    O que é muito comum no Coworking Day é ter uma programação de palestras para que as pessoas de dentro e fora possam se juntar para aprender. As palestras podem ser realizadas pelos próprios clientes do coworking, gerando assim visibilidade para eles e para o coworking.

  3. Happy hour, café ou almoço

    Eventos que envolvem comida gratuita normalmente são as que têm maior adesão dos coworkers. Se for um happy hour pode-se incluir chopp ou cervejas, o que aumenta ainda mais o interesse dos participantes. Pedir para os participantes se apresentarem rapidamente ou fazer dinâmicas de grupo gera integração e ajuda a aproximar pessoas com interesses mútuos.

  4. Sessão cinema, games, clube de leitura, clube do vinho, pet day

    Estas são ideias para gerar ainda mais networking e relacionamento entre os coworkers. Precisam ser bem organizadas e divulgadas e após o Coworking Day podem virar uma rotina mensal no coworking.

  5. Tour nos coworkings da cidade

    Pode-se fazer um tour guiado para que coworkers e pessoas da comunidade conheçam os principais coworkings da cidade. Além de proporcionar visibilidade aos coworkings, esta ação gera unidade e troca de experiências entre os founders.

  6. Feirinha

    A ideia é convidar pequenos produtores locais e lhes ceder espaço no coworking para expor seus produtos. As feirinhas costumam ter boa aceitação entre os coworkers e podem virar um evento periódico.

  7. Cultura, colaboração e voluntariado

    Nada melhor do que pensar no próximo, não é? Imaginem criar um grupo de pessoas que possam discutir ideias de ajudar alguém ou instituição. Isso traria algo que o Brad muito falou sobre o real sentido de um Coworking, pensar sempre em se voluntariar junto com o trabalho. Isso traz vida dentro de um coworking.

  8. Empreendedorismo, startup e negócios

    Imagine criar palestras voltadas ao crescimento de cada negócio. Faça uma pesquisa interna do que mais os coworkers gostariam de ouvir. Então ache estes palestrantes e faça eventos voltados ao crescimento dos negócios.

  9. Promoções relâmpagos

    Pense em fazer algumas promoções para quem fechar contratos neste período. Isso pode atrair novos clientes.

  10. Agendamento de mentoria

    E por último algo bem diferente: abra a possibilidade para os coworkers de disponibilizar algumas horas para oferecer mentoria gratuita aos demais. Pense em pelo menos 10 profissionais de áreas distintas, criar a agenda e divulgar. Isso trará um engajamento incrível entre todos.

Como estamos enfrentando a pandemia do Covid-19, todas as ações terão que ser feitas com muito cuidado, sempre respeitando os decretos de sua cidade. Algumas das ideias podem ser realizadas on-line, e algumas talvez possam ficar de sugestão para os anos seguintes.

Ismar R. Marquardt
Vice presidente ANCEV
CTO XYZ Coworking

Compartilhar

Veja Também