ANCEV SUGERE 10 DICAS PARA FAZER NO COWORKING DAY

O termo coworking foi criado em 1999 por Bernie de Koven. Porém no dia 09 de agosto de 2005, o americano Brad Neuberg usou o termo alugando um espaço para ele trabalhar e ofereceu para que outros trabalhassem neste mesmo lugar. Brad provavelmente não imaginava que isto viraria um modelo de negócio, uma nova forma de trabalhar e até um novo estilo de vida.

Uma comunidade de Coworking nada mais é do que um grupo de pessoas de diferentes profissões, empresas e negócios compartilhando o mesmo espaço. A troca de ideias, criação de novos negócios, networking e boas amizades são frutos deste compartilhamento. É o que chamamos de um espaço próprio para o futuro do trabalho.

Para marcar o 09 de agosto surgiu o Coworking Day, que é comemorado internacionalmente. Coworking Day precisa ser um dia, semana ou até o mês inteiro de agosto em festa. Cada Coworking cria algo para os coworkers e aproveita para chamar quem não conhece ainda este ambiente incrível de comunidade.

Vamos listar 10 ideias para o gestor de coworking fazer neste dia:

  1. Espaços ou mesas free

    Alguns coworkings oferecem mesas de coworking sem cobrar nada, por horas, dias ou até a semana toda, dependendo da disponibilidade de espaço e da sua estratégia de marketing.

  2. Palestras

    O que é muito comum no Coworking Day é ter uma programação de palestras para que as pessoas de dentro e fora possam se juntar para aprender. As palestras podem ser realizadas pelos próprios clientes do coworking, gerando assim visibilidade para eles e para o coworking.

  3. Happy hour, café ou almoço

    Eventos que envolvem comida gratuita normalmente são as que têm maior adesão dos coworkers. Se for um happy hour pode-se incluir chopp ou cervejas, o que aumenta ainda mais o interesse dos participantes. Pedir para os participantes se apresentarem rapidamente ou fazer dinâmicas de grupo gera integração e ajuda a aproximar pessoas com interesses mútuos.

  4. Sessão cinema, games, clube de leitura, clube do vinho, pet day

    Estas são ideias para gerar ainda mais networking e relacionamento entre os coworkers. Precisam ser bem organizadas e divulgadas e após o Coworking Day podem virar uma rotina mensal no coworking.

  5. Tour nos coworkings da cidade

    Pode-se fazer um tour guiado para que coworkers e pessoas da comunidade conheçam os principais coworkings da cidade. Além de proporcionar visibilidade aos coworkings, esta ação gera unidade e troca de experiências entre os founders.

  6. Feirinha

    A ideia é convidar pequenos produtores locais e lhes ceder espaço no coworking para expor seus produtos. As feirinhas costumam ter boa aceitação entre os coworkers e podem virar um evento periódico.

  7. Cultura, colaboração e voluntariado

    Nada melhor do que pensar no próximo, não é? Imaginem criar um grupo de pessoas que possam discutir ideias de ajudar alguém ou instituição. Isso traria algo que o Brad muito falou sobre o real sentido de um Coworking, pensar sempre em se voluntariar junto com o trabalho. Isso traz vida dentro de um coworking.

  8. Empreendedorismo, startup e negócios

    Imagine criar palestras voltadas ao crescimento de cada negócio. Faça uma pesquisa interna do que mais os coworkers gostariam de ouvir. Então ache estes palestrantes e faça eventos voltados ao crescimento dos negócios.

  9. Promoções relâmpagos

    Pense em fazer algumas promoções para quem fechar contratos neste período. Isso pode atrair novos clientes.

  10. Agendamento de mentoria

    E por último algo bem diferente: abra a possibilidade para os coworkers de disponibilizar algumas horas para oferecer mentoria gratuita aos demais. Pense em pelo menos 10 profissionais de áreas distintas, criar a agenda e divulgar. Isso trará um engajamento incrível entre todos.

Como estamos enfrentando a pandemia do Covid-19, todas as ações terão que ser feitas com muito cuidado, sempre respeitando os decretos de sua cidade. Algumas das ideias podem ser realizadas on-line, e algumas talvez possam ficar de sugestão para os anos seguintes.

Ismar R. Marquardt
Vice presidente ANCEV
CTO XYZ Coworking

Compartilhar

Veja Também

ECONOMIZE COM OS ESCRITÓRIOS COMPARTILHADOS

Novos espaços para empresários, autônomos e freelancers oferecem custos reduzidos e estimulam o empreendedorismo Veja matéria completa em http://www.istoe.com.br/reportagens/299383_ECONOMIZE+COM+OS+ESCRITORIOS por Fabíola Perez – em 21/01/2015 Nascida no

Leia mais