Exemplos de Criatividade no dia a dia.

O ser humano é quase um expert em inventar, pensar e inovar. É isso que move a gente a criar uma nova identidade para determinada coisa ou mudar um pouco a rotina. Isso é o que tem guiado a humanidade por muitos anos.

Estamos falando aqui da criatividade. Uma arte que não tem nenhuma relação com dom ou genética, nem algo sobrenatural, muito menos sorte. Nós, somos capazes de imaginar as coisas e exercer criatividade no dia a dia de forma plena.

Habitamos em uma era de criatividade e inovação. Os métodos automáticos e computacionais do século passado estão relacionados com o pensamento humano. Uma criação que deu certo, graças à criatividade.

 

A criatividade é um componente chave de um conjunto de habilidades subjetivas conhecido como soft skills. 

O mercado de trabalho está cada vez mais aberto a quem tem essa capacidade, sem contar que é mais fácil atingir as metas estabelecidas na sua vida, carreira e negócios.

Aqui neste post, vamos falar a fundo sobre o que é criatividade, qual a sua definição, como estimulá-la por conta própria e como desenvolvê-la em suas atividades diárias. 

Se você está procurando uma maneira de ser mais criativo, fique atento. Esse conteúdo foi feito exclusivamente para sua pessoa. Não deixe de buscar exemplos de criatividade no dia a dia para gerar novas ideias!

 

O que é a criatividade?

O fundador da Atari, uma empresa multinacional responsável pela popularização dos videogames, Nolan Bushnell, disse o seguinte: a pessoa sai do banho, se seca e faz alguma coisa que faz a diferença.

A criatividade está mais perto de aperceber-se de uma solução percebida para um problema ou desafio do que ficar horas esperando por uma ideia brilhante. 

A Big Idea, conhecida por muitos como algo mirabolante, vem de atividades simples, quando você nem imagina.

Nesse processo, a pessoa passa pelo pensamento onde identifica padrões ocultos, estabelece ligações entre fenômenos que não estão relacionados, gerando assim, novas soluções a um problema.

Prossegue a produção de aplicação prática. Como dissemos acima, se você tem apenas uma ideia não a coloca em prática, você se torna apenas uma pessoa com imaginação, mas criativa não.

 

Como desenvolver criatividade no dia a dia?

Com o conceito de criatividade em mãos, vamos ver como desenvolver o pensamento criativo. Dentro do trabalho diário, vemos algo como um conflito entre funcionários, por exemplo, e trazemos novas perspectivas de como resolvê-lo.

A criatividade no local de trabalho é a habilidade mais requisitada nos negócios hoje. E existe um mito de que é uma característica inata, um dom ou você nasceu com isso ou não tem outro jeito. No entanto, este não é o caso.

Uma pesquisa realizada por Harvard, apontou que a criatividade pode ser desenvolvida na maioria das pessoas, cerca de 85% das vezes.

 

Exemplos de criatividade no dia a dia:

 

Busque inspirações

Para criar, é importante alimentar sua mente com coisas que podem inspirá-lo. 

As fontes mais comuns são os livros, música, filmes, pinturas, fotografia, qualquer arte que desperta algo dentro de você. A humanidade usa o que já existe, como uma espécie de pontapé para suas ideias.

Às vezes, simplesmente observar a vida cotidiana pode gerar ideias criativas. No mundo de hoje, muitas vezes nos desconectamos de nossas telas e tomamos consciência de toda a riqueza de informações que existe ao nosso redor. 

Estudar é fundamental para ser mais criativo no mundo atual, onde a informação é disseminada pelos quatros cantos!

 

Construa uma mentalidade mais criativa

Para que uma planta cresça, é necessário que solo seja férfil. Correto? A mesma lógica se aplica ao desenvolvimento da criatividade humana. Para desenvolver essa habilidade, é essencial preparar o nosso interior. Em resumo, seu coração e sua mente.

Você precisa remover obstáculos e limitar certas crenças, como o pavor de críticas. Não haja com temor de que sua ideia seja rejeitada, em uma área familiar. Ainda é importante manter-se atualizado e procurar novos links para aprimorar sua criativade, no dia a dia.

 

Busque cada vez mais conhecimento

É importante buscar coisas novas para o corpo e a mente, uma maneira de se desafiar incessantemente. Respirar o novo é uma forma de inspirar sua criatividade e aprofundar seus conhecimentos, sejam eles técnicos ou não.

Adquirir e desenvolver aptidões são maneiras interessantes de manter sua mente afiada. Com isso, você ganhará a oportunidade de liberar um potencial criativo que você não sabia que tinha. Consequentemente, a última dica é entender como aumentar seu conhecimento.

 

Saia da zona de conforto e seja um questionador

Um dos exemplos de criatividade no dia a dia é manter o espírito questionador e sair da zona de conforto. Esses termos são alguns dos mais falados, quando se trata de geração de ideias e criatividade.

Imagina, que Leonardo da Vinci foi um dos maiores inventores da humanidade e acreditava profundamente no poder da criatividade. 

Em certo dia, ele escreveu: “Andei pelo campo procurando respostas para as coisas que não entendia”. Ou seja, bem questionador. Quantas ideias ele gerou? Várias, a partir da criatividade.

É importante sair da sua zona de conforto para despertar sua mente criativa. Isso porque criar ideias únicas e experimentar coisas novas é fundamental. O que importa é ser estimulado a buscar pela criatividade.

Jogue-se em experiências únicas, esteja disposto a experienciar algo pela primeira vez. Pode ser algo tão simples como experienciar um alimento diferente. Esteja aberto ao novo e conheça, cada vez mais, aquilo que ainda não sabe.

 

Trabalhar em coworking ajuda na criatividade? 

Dentro de um ambiente colaborativo, você vai ver pessoas de várias áreas e, sem dúvidas, isso vai te gerar curiosidade e ir em busca dos questionamentos.

Mas para isso, vou deixar que você tire suas próprias conclusões. Se você está focado, produtivo e alinhado, com certeza você irá gerar criatividade e boas ideias.

 

Descubra se trabalhar em coworking aumenta as distrações. Será? Leia o artigo e entenda!

Compartilhar

Veja Também