PÓS-PANDEMIA X COWORKING: MEDIDAS DE SEGURANÇA SÃO REFORÇADAS NO RETORNO DAS ATIVIDADES

A abertura gradual da economia em algumas cidades brasileiras já é uma realidade e, com isso, os espaços de coworking também estão retomando suas atividades. Mas, com este retorno, muita gente pode ter dúvidas em relação ao “novo normal” dos espaços compartilhados. Preocupações como o uso de máscaras, a divisão das áreas comuns e o contato físico com as pessoas fazem parte da nova rotina de quem atende os clientes nos nossos escritórios.

A ANCEV criou um protocolo de retorno ao trabalho para os seus 94 associados buscando garantir padrões elevados de saúde e segurança, alinhados às orientações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas organizações locais. Essas adaptações incluem higienização de sapatos na entrada do espaço, sinalização reforçada, adesivos de distanciamento em locais de uso comum, janelas abertas para circulação de ar sempre que possível, higienização dos espaços frequentemente, uso de álcool em gel e máscaras, talheres próprios ou descartáveis, mesas como distanciamento mínimo necessário e suspensão de eventos.

Se você é proprietário de coworking/escritório compartilhado ou frequenta algum espaço, confira a seguir algumas medidas que a partir de agora estão no universo dos escritórios compartilhados:

Rotina de limpeza

Pontos de contato como puxadores, maçanetas, mesas e cadeiras pedem atenção especial e devem ser limpos com álcool a 70% e toalha descartável, friccionando no mínimo três vezes as superfícies, várias vezes ao dia.

Banheiros

Outro local que precisa de limpeza frequente é o banheiro. O local para lavagem das mãos deve estar equipado com sabão líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal ou sem tampa para evitar o contato físico.

Uso de máscaras

O uso de máscaras é obrigatório em todo período de trabalho, para segurança da saúde individual e coletiva, assim como o uso frequente do álcool em gel e a higienização das mãos com água e sabão.

Uso das áreas comuns

A quantidade de pessoas por espaço foi reduzida respeitando as normas da OMS. Recomendamos reconfigurar as áreas comuns do seu escritório compartilhado e coworking para que a distância mínima entre os usuários seja de 1,80 cm e/ou instalar nas mesas de divisores de acrílico a fim de proporcionar uma barreira física entre os usuários, mas sem perder o contato visual e a interação entre eles.

Evite compartilhar objetos

Para evitar o compartilhamento de utensílios de uso pessoal, é ideal que cada pessoa tenha a sua caneca, pratos e talheres. É recomendando também, após a utilização, que cada usuário lave-os com água e sabão. Utensílios descartáveis também estão sendo adotados nos espaços para evitar a disseminação do vírus.

Uso do ar condicionado

Mantenha os ambientes arejados por ventilação natural, portas e janelas abertas sempre que possível. O ar precisa circular e é essa é uma das formas de manter o ambiente higienizado. Mas, se for necessário usar o sistema climatizado, é importante manter a limpeza regular dos filtros para evitar a multiplicação de agentes nocivos à saúde e manter a qualidade interna do ar.

Coworking é o futuro e a evolução vem naturalmente. Enquanto não retomamos a nossa antiga rotina, precisamos nos adaptar à esse “novo normal”. E você, está pronto para encarar essa nova realidade pós-pandemia com novas práticas e mais cuidado no dia a dia?

Diretoria ANCEV

Confira também:
Protocolo de Retomada para pandemia em SP
Como me associar na ANCEV
O Futuro do Trabalho

4 comentários em “PÓS-PANDEMIA X COWORKING: MEDIDAS DE SEGURANÇA SÃO REFORÇADAS NO RETORNO DAS ATIVIDADES”

  1. Pingback: Organize sua mesa de trabalho e faça sua produtividade render

  2. Pingback: O CAFÉ FAZ BEM OU MAL PARA A SAÚDE? | ANCEV | Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais

  3. Pingback: FUTURO NO PRESENTE: MERCADO DE COWORKING NA PÓS-PANDEMIA VEIO PARA FICAR | ANCEV | Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Alguma ajuda?
Olá!
Gostaria de se associar ou buscar algum serviço de Coworking ou Escritório Virtual em algum lugar no Brasil?