PANDEMIA: 5 DICAS PARA LIDAR COM O SEU PRÓPRIO MAU HUMOR NESSE PERÍODO

A pandemia ainda não passou. No Brasil, já são 10 meses de isolamento social, as emoções continuam a flor da pele e muitas adaptações profissionais e pessoais continuam em processo. Vamos lá, se em dias comuns, sem motivo aparente, muitas vezes acordamos de mau humor, imagine neste período tão desafiador, onde a expectativa da vacina está a mil e tudo o que mais queremos é retomar a vida “normal” e andar sem máscara por aí? Nem é preciso citar mais razões. A questão agora é: como encarar mais um dia de quarentena e/ou isolamento social sem deixar que seu humor atrapalhe suas tarefas? Não é difícil, ok? Preparamos 5 dicas para  você lidar (e muito bem) com o seu estado emocional neste momento.

Não tome decisões de cabeça quente

Boas decisões são aquelas que foram construídas levando em conta os prós e contras de cada cenário. Geralmente, elas são maduras, ou seja, vão se confirmando ao longo do tempo. Apesar de boas escolhas não serem garantia de sucesso, as impulsivas tendem a ser ruins e gerar arrependimento. Portanto, evite tomar decisões quando o lado racional não estiver no seu melhor modo.

Repense seus julgamentos

Nos dias em que não estamos bem, há uma inclinação a ver o “copo meio vazio” ou olhar o mundo com lentes embaçadas. Nossa percepção é muito influenciada pelo estado emocional do momento. O mau humor é capaz de fazer com que seus julgamentos sejam mais duros com você mesmo e com os outros. Aliás, não se julgue. Procure entrar em contato com o que está lhe causando esse estado de incômodo ou irritação. Se puder, deixe para fazer uma nova avaliação quando estiver em um dia melhor.

Não consegue se segurar? Fortaleça o isolamento

Em momentos de mau humor, tendemos a ficar com o “pavio curto”. Por isso, pense três vezes antes de emitir opiniões, principalmente se for em resposta a algo que você não gostou ou discorda. Se o mau humor estiver tão forte a ponto de sequer conseguir disfarçar, saia de cena, se dê um tempo e retorne o contato com as pessoas quando estiver mais tranquilo.

Encurte seu home office

Se você está trabalhando em casa e tem a opção de controlar seus horários, encurte seu expediente no dia em que o emocional não estiver nada bem. Se tiver alguma reunião virtual, remarque, se for possível. Isso evitará exposições a situações limite.

Escolha atividades prazerosas

Caso o mau humor acorde com você em pleno sábado, escolha um roteiro que não dê mais motivo para se irritar. Não curte cozinhar? Peça um delivery. Deixe de lado o que exija esforço e foque no que possa até trazer de volta o seu bem-estar.

Calma e paciência são as palavras de ordem do momento. Tenha certeza que tudo vai passar. Tente ver a situação como uma transformação. Vamos sair mais forte de tudo isso e, com o pensamento positivo, o mundo vai ser melhor depois dessa pandemia. Basta acreditar!

 Leia também:

O que realmente significa bem-estar?

5 aplicativos para viajar sem sair de casa

Conheça as competências que o mercado de trabalho vai exigir no pós-pandemia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Alguma ajuda?
Olá!
Gostaria de se associar ou buscar algum serviço de Coworking ou Escritório Virtual em algum lugar no Brasil?