ORGANIZE SUA MESA DE TRABALHO E FAÇA SUA PRODUTIVIDADE RENDER

Sabia que, muitas vezes, o espaço e a decoração podem influenciar no seu desempenho no trabalho? Um local bagunçado e poluído pode trancar as energias, gerar a procrastinação e fazer a produtividade cair. Para evitar esse caos, confira algumas dicas de como organizar sua mesa de trabalho e fazer o seu dia render com boa fluidez.

Organize-se!

Ao chegar no trabalho, separe uns minutos para organizar o seu espaço e deixa-lo livre para se movimentar melhor e colocar os objetos que serão usados no momento. Tire a poeira do computador e neste período de pandemia, reforce a limpeza com álcool a 70% e toalha descartável, principalmente nos pontos de contato, como maçanetas, puxadores, mesas e cadeiras.

Iluminação adequada

A organização da mesa não se resume a garantir espaço e se preocupar com a limpeza. O rendimento está ligado também a boa iluminação do ambiente. É fundamental ter uma luz adequada sobre a mesa. A iluminação não precisa ser exagerada e forte, mas  um ambiente muito escuro não favorece a produtividade.

Menos é mais

Adote o minimalismo e evite o excesso de objetos em cima da mesa que podem levar à distração. Apenas deixe o necessário e, na decoração, coloque alguns enfeites para dar cor ao espaço, mas sem exageros.

Feng Shui

A técnica do Feng Shui ajuda a saber o quê e aonde dispor os objetos na mesa. Por exemplo: mantenha sempre o seu computador/notebook no centro da mesa; coloque uma foto de alguém especial ou objetos que formem um par no canto central superior que simboliza o relacionamento; deixe o telefone no lado direito para atrair clientes; evite objetos cortantes como tesoura e abridores de carta sobre a mesa, pois cortam as energias.

Anote as informações em um só lugar

 Anotações como nomes, números de telefone, orçamentos e demais informações relacionadas à rotina do trabalho devem ser colocadas em um só lugar para facilitar a organização. Para que isso funcione, basta ter um caderninho ou post-it exclusivo para isso. Outra opção, é digitar em um arquivo diário. Essa dica garante uma mesa mais limpa e ajuda no momento de urgência, quando precisa das informações.

Tenha gaveta

Tenha uma gaveta para guardar os seus objetos pessoais (carteira, chaves, relógio) a fim de evitar volume e poluição visual na mesa.

 Fios e cabos

Mantenha cabos e fios de computador e telefone presos para deixá-los organizados. A poluição visual pode atrapalhar a rotina e quanto mais limpo o seu campo de visão, mas o trabalho renderá.

Arquive os papeis

Por mais que a gente digitalize tudo, o papel é sempre comum no dia a dia no trabalho e para consulta-los é preciso estar próximos. Vale a pena ter uma gaveta para a papelada, pois evita que eles ocupem muito espaço nas mesas. Assim, organize em pastas e use etiquetas para separá-los em assuntos específicos.  Se você notar um excesso de papéis acumulados, procure escanear documentos. Digitalizar arquivos traz mais segurança e garante mais espaço físico.

Agora que você já sabe como organizar a sua mesa de trabalho, é só colocar as dicas em prática e sentir no dia a dia a sua produtividades render e, claro, ter mais sucesso na sua carreira profissional.

Diretoria ANCEV

Confira também:
Protocolo de Retomada para pandemia em SP
Como me associar na ANCEV
O Futuro do Trabalho
Segurança pós pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Alguma ajuda?
Olá!
Gostaria de se associar ou buscar algum serviço de Coworking ou Escritório Virtual em algum lugar no Brasil?