OPINIÃO SOBRE COWORKING, DO FINANCIAL TIMES

Bate papo com jornalistas sobre o artigo de Pilita Clarks, do Financial Times.

 

A Globo News realizou ontem um bate papo com jornalistas, onde citaram a questão da privacidade nos espaços de trabalhos compartilhados, em resposta ao artigo de Pilita Clarks, do Financial Times. No caso deles, houve defesa do modo de trabalho compartilhado, voltado ao coworking. Porém, a jornalista do FT, escreveu um artigo questionando esses espaços abertos – falando sobre os pontos negativos e positivos.

Citou a criatividade aflorada, a interatividade entre os presentes, entre outros benefícios, mas trouxe a questão do fim da privacidade (sem paredes), a distração, a obrigação de escutar histórias que não são apropriadas (ou que simplesmente não se quer ouvir), a distribuição do espaço de forma não hierárquica e a questão do chefe sempre por perto, sendo um fator de estresse para muitos funcionários. Ela reconhece que é um movimento sem volta, mas propõe que dentro desses locais de compartilhamento, também sejam criados mais espaços de reclusão, onde a empresa possa decidir estar em uma sala privativa – ou semi aberta, que também tem suas muitas vantagens.

Nós acreditamos que o coworking e as salas privativas podem – e devem – andar juntos, pois garantem a livre escolha do cliente em optar pelo modelo de trabalho que mais agrade e seja pertinente ao seu tipo de negócio, não dispensando que estes espaços contenham em um dado layout, um local (lounge) que possa ser usado de forma comunitária e situacional.

Segue link da matéria na Globo News: http://g1.globo.com/globo-news/globo-news-em-pauta/videos/t/todos-os-videos/v/escritorios-individuais-sao-cada-vez-menos-comuns-em-empresas/6173558/

Artigo de Pilita Clark: https://www.ft.com/content/f400ae8c-9894-11e7-a652-cde3f882dd7b

PDF do artigo: Pilita Clark – Artigo

Compartilhar

Veja Também