GERENCIAMENTO DE TEMPO: COMO APRENDER A LIDAR COM ESTE DESAFIO DIÁRIO

Como diriam os mais velhos: “Os tempos são outros…”, “Porque na minha época…”. Sim, o que eles falam é verdade. O mundo mudou e a velocidade com que as coisas acontecem ao nosso redor só aumentam. Quando paramos para pensar, sempre percebemos que não conseguimos fazer tudo aquilo que estava proposto por conta da grande quantidade de informações e instruções que consumimos, além do aumento da quantidade de tarefas a serem realizadas diariamente. Mesmo com toda essa agilidade que nos consome, queremos mais! Além de manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, também desejamos satisfazer os nossos desejos, como frequentar uma boa academia, viajar, correr na praia, se especializar em algum curso e visitar bons restaurantes. Mas como ter tempo para realizar tudo isso de uma forma harmoniosa?

A especialista em gestão do tempo, Melissa Antonychyn, afirma que há maneiras que podem auxiliar a administrar o tempo e conciliar de uma maneira sadia a vida pessoal e profissional. “As ações que nos ajudam, de forma considerável, na organização das nossas tarefas são pesquisar, treinar e formar novos hábitos voltados para a produtividade. Deve-se utilizar também as ferramentas de priorização”, diz.

Uma importante ferramenta de priorização é o autoconhecimento. Assim, ao elencar o que é positivo e negativo por meio dos nossos comportamentos, atitudes e características, conseguimos enumerar com perfeição as nossas atividades diárias a serem realizadas.

O que também acaba por influenciar a realização de tarefas são as pessoas e os cenários que nos rodeiam. Eles podem tanto atrapalhar como ajudar. Por isso, para podermos gerenciar bem o nosso tempo, faz-se necessário ter uma percepção do entorno em que vivemos. “Tudo o que é negativo, seja em nós mesmo ou nas pessoas que estão ao nosso redor, dificulta a gestão das nossas prioridades e acabam por determinar costumes contrários à produtividade, seja no âmbito familiar ou no de uma empresa”, complementa Melissa Antonychyn.

Deve-se destacar também que a exigência de que sejamos perfeitos e fortes em todos os âmbitos da nossa vida nos levam a ter uma lista de prioridades que acaba por direcionar a administração do nosso tempo. Consequentemente, deixamos para trás ou atrasamos diversas tarefas por conta disso.

A especialista ressalta que otimizar o tempo é também uma ótima maneira para conseguir realizar tudo o que se quer com produtividade e qualidade de vida. “Ter um plano com todos os objetivos e prioridades clarificados melhora a gestão do tempo. Apropriar-se diariamente de suas importâncias, ou seja, o que foi descrito no planejamento, lhe trará resultados reais. Fazer o que realmente vem ao encontro do que projetamos traz satisfação, saúde, felicidade e autoestima. Quando temos consciência que podemos redirecionar nosso foco e energia e até mesmo as emoções consideradas negativas, como o estresse, para a execução dos nossos mais nobres propósitos, percebemos o quanto temos de tempo disponível e suficiente para termos uma vida de resultados e equilíbrio”, ressalta.

Como gerenciar o tempo na vida profissional

  • Divida o tempo que destina às atividades profissionais e realize-as com afinco;

  • Evite distrações na hora do trabalho, como interações nas redes sociais, acesso a e-mails pessoais e outras coisas que possam atrapalhar sua produtividade, como se estender nos cafezinhos e na hora do almoço;

  • Estabeleça horários para entrar e sair, bem como intervalos para as refeições;

  • Saiba dizer “não” e não aceite mais demandas do que pode absorver. Negar uma solicitação com um argumento verdadeiro melhora bastante o seu rendimento e a qualidade do seu tempo;

Como gerenciar o tempo na vida pessoal

  • Estabeleça horários para a prática de exercícios físicos, momentos de lazer e estudo;

  • Lembre-se de reservar momentos com a família e amigos para realizar programas culturais, entre outros;

  • Não atenda telefonemas e nem responda e-mails de trabalho nos horários estipulados por você para atividades pessoais, exceto em casos pré-acordados com o seu chefe;

  • Evite falar de trabalho, mesmo que seja em um happy hour com colegas da empresa.

Siga outras dicas e administre bem o seu tempo a partir de agora

Escreva toda a sua programação em uma agenda de papel

Com isso, o seu dia ficará bem mais organizado e ainda há a possibilidade de consultar o que realizou no dia anterior. Depende somente do seu gosto pessoal se vai organizar a rotina durante o horário da manhã ou à noite.

Não procure planejar apenas o dia em si

Busque fazer planos para a semana inteira ou até mesmo todo o mês. Saber o que vai fazer durante os próximos dias pode evitar com que haja alguns atropelos de última hora.

Além disso, será bem mais fácil imaginar o que você quer para o futuro se tiver um plano mensal.

Saiba definir bem as suas prioridades

Nem todas as tarefas que serão realizadas possuem a mesma importância. Ressaltando que essas tarefas não se resumem apenas ao meio profissional, mas também ao pessoal. Como por exemplo, ir a um SPA relaxar, buscar o filho na escola, correr na praia, almoçar com o marido ou até mesmo tomar um cafezinho com a amiga.

Defina sempre um horário de término para tudo e cumpra essa hora

Assim, certamente você irá sentir-se pressionada a realizar a tarefa, concentrando-se apenas nisso e elevando todo o seu potencial.

Não seja escravo da agenda

Lembre-se que organizar o seu dia serve apenas para que ele seja mais produtivo, assim, consequentemente, você terá mais tempo livre para si.

Serviço:

Melissa Antonychyn (Especialista em Gestão do Tempo)

www.caputconsultoria.com.br

Compartilhar

Veja Também